Correio do Minho

Braga, terça-feira

Montalegre: busto de Carlos Machado inaugurado
Luis Miguel Cintra (está de regresso e) estreia Um D. João Português em Guimarães

Montalegre: busto de Carlos Machado inaugurado

Decreto reconhece paisagem de Sistelo como monumento nacional

Nacional

2017-07-09 às 16h15

Redacção

A União de Freguesias de Venda Nova e Pondras inaugurou um busto em homenagem a Carlos Machado, fundador do concurso pecuário e responsável por diversas iniciativas que alavancaram o desenvolvimento local.

A União de Freguesias de Venda Nova e Pondras inaugurou um busto em homenagem a Carlos Machado, fundador do concurso pecuário e responsável por diversas iniciativas que alavancaram o desenvolvimento local.

A obra em bronze, colocada numa zona nobre, é um tributo enquadrado no programa '+ Cultura na Freguesia'. A cerimónia contou com a presença do executivo municipal.

No dia em que se realizou mais uma edição do concurso pecuário de raça barrosã, na Venda Nova, concelho de Montalegre, a União de Freguesias inaugurou um busto em homenagem ao seu fundador, Carlos Machado. Um momento emotivo na presença dos familiares e onde a população recordou a generosidade, inteligência e ousadia de um homem que, não sendo natural do concelho, dedicou parte significativa da sua vida a esta localidade. Para além de ter criado o concurso pecuário de raça barrosã foi o responsável pela primeira concessão de transportes entre Braga e Venda Nova e vice-versa.
 


TEM A PALAVRA
 
Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma homenagem justa porque é sempre tempo de expressar reconhecimento e gratidão. Não tive a oportunidade de o conhecer mas pelo que foi dito acerca dos traços biográficos, constata-se que era um homem muito avançado para a época, com cultura e que prezava valores e princípios. Trabalhou na defesa e promoção da sua terra, perspetivando o futuro. Fico satisfeito com este gesto de reconhecimento e gratidão».
 
António Reis | Presidente da União de Freguesias de Venda Nova e Pondras
«Esta homenagem era mais do que devida e merecida. Foi um homem que lutou pela sua terra em várias áreas. Foi um grande dinamizador desta zona e um cidadão exemplar. Esta foi a forma de mostrarmos a nossa gratidão».
 
Maria Machado | Neta
«Agradecemos esta reconhecida homenagem. O meu avô foi um homem que nos marcou e que marcou esta comunidade. Agradecemos todo este carinho».
 
Alcina Machado | Neta
«Foi uma homenagem muito merecida e emotiva. Sentimo-nos satisfeitos por percebermos que o nosso avô ainda pode ser uma referência na região. Era uma pessoa muito especial. Tínhamos uma enorme admiração e carinho por ele».



*** Nota do Gabinete do Comunicação da C.M. Montalegre ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.