Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Monção em Festa
Póvoa de Lanhoso dá boas-vindas com grande Festa do Emigrante

Monção em Festa

Modalanhoso impulsiona comércio povoense

Alto Minho

2018-05-25 às 17h00

Redacção

O Corpo de Deus, Coca de Monção, festas concelhias, é um dos momentos mais relevantes do calendário cultural do concelho de Monção e um dos principais motivos de valorização da etnografia popular e afirmação da identidade coletiva.

O Corpo de Deus, Coca de Monção, festas concelhias, é um dos momentos mais relevantes do calendário cultural do concelho de Monção e um dos principais motivos de valorização da etnografia popular e afirmação da identidade coletiva.

O programa é diversificado e apelativo, destacando-se, no primeiro dia, 31 de Maio, feriado nacional, a arruada da Coca (10h), a Eucaristia e Procissão Solene (17h), a Charanga a Cavalo do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana (18h30) e o Combate entre S. Jorge e a Coca (19h), no anfiteatro natural do Souto.

No dia seguinte, 1 de Junho, pelas 10h, celebração do Dia Mundial da Criança, na Praça Deu-la-Deu, e Noite de Fados, pelas 22h, no jardim da Biblioteca Municipal de Monção. O sábado, 2 de Junho, reserva entrega dos prémios do Concurso de Escrita 'Era uma vez.a biblioteca Municipal', pelas 11h, e o Festival de Música 'Coca`in Festa', a partir das 18h30, na Rua da Independência.

O domingo, 3 de Junho, abre com a caminhada 'Caminhos do Alvarinho', organização do grupo cívico 'Corre por Monção', pelas 8h30, culminando com o Cortejo Etnográfico das Freguesias, pelas 16h30. Além da sonoridade característica das aldeias como bombos, concertinas e cavaquinhos, mostram-se algumas vivências de ruralidade como a prática da pastorícia, o trabalho do granito, as vindimas, a malhada do centeio, ou a desfolhada.

Nestes quatro dias de festa, com prolongamento até 10 de Agosto, estarão expostas várias Cocas elaboradas pelas instituições/associações/clubes do concelho. Neste trabalho criativo, recorreram a materiais diversificados na sua conceção, apresentando, ao longo do percurso da Procissão Solene, parte do imaginário monçanense.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.