Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Monção: "a vacinação reforça a esperança e a confiança no futuro"
Coligação PSD - CDS/PP volta a unir forças para disputar autárquicas em Famalicão

Monção: "a vacinação reforça a esperança e a confiança no futuro"

Município de Braga suporta custos de testagem à COVID-19 a atletas dos escalões de formação

Monção: ´a vacinação reforça a esperança e a confiança no futuro´

Alto Minho

2021-02-25 às 22h22

Redacção Redacção

A vacinação da população monçanense começou hoje. Cumprindo-se o Plano Nacional de Vacinação, o processo decorreu com normalidade, tendo sido vacinadas 330 pessoas.

O Centro de Vacinação, no Pavilhão Desportivo de Monção, começou a funcionar esta quinta-feira, pelas 9h30. Pontual, Manuel Loureiro, 95 anos, feitos no passado sábado, natural de Moreira, foi o primeiro a entrar. Com mobilidade reduzida, vinha acompanhado da sua filha.
Medida a febre e com as mãos higienizadas, confirmou, na receção, a data e hora marcada pelo Centro de Saúde de Monção, passando, posteriormente, pela sala de triagem e pela Box 1, onde recebeu a primeira vacina contra o COVID 19.
Depois, descansou meia hora na sala de recobro. À saída, denotava um semblante de satisfação: “É uma coisa boa. Estou bem e aliviado” disse, mostrando-se "surpreendido" e "agradado" por ter sido "a primeira pessoa a ser vacinada".
Estava dado o ponto de partida para um processo que, ao longo do dia, permitiu a vacinação de 330 idosos do nosso concelho. O Presidente da Câmara Municipal, Antonio Barbosa, visitou o centro no período da tarde. De manhã, esteve o Vereador da Ação Social, João Oliveira.
O primeiro dia de vacinação decorreu com total normalidade, evidenciando-se a competência dos profissionais de saúde, da equipa de bombeiros presente e dos funcionários da autarquia, bem como o sentido de responsabilidade e a postura cívica dos utentes.
Maria José Guimarães, 86 anos, a enfermeira mais antiga de Monção, foi uma das pessoas inoculadas neste dia. Conhecida por muitos monçanenses e profissionais de saúde, que reconhecem na “Menina Zézinha” uma referência da enfermagem no nosso concelho, fez questão de registar este “momento importante para vencermos o vírus”.
O processo de vacinação continua amanhã, sexta-feira, a partir das 9h30, com a vacinação de pessoas com idades entre 50 e 65 anos, portadoras de doenças relacionadas com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal crónica e doença pulmonar crónica.
A marcação dos utentes é efetuada, telefonicamente, pelo Centro de Saúde de Monção, o qual comunica ao utente o dia e a hora em que deve dirigir-se ao Centro de Vacinação. O acesso apenas é permitido aos utentes com marcação definida, podendo, em caso de mobilidade reduzida, ser acompanhados por um familiar.



O que diz António Barbosa, presidente do município:
“A vacinação reforça a esperança e a confiança no futuro. Este dia é importante para ultrapassarmos um obstáculo muito difícil que causa mágoa às famílias, condiciona os nossos comportamentos e fragiliza a economia local.
Há muitos fatores externos à nossa vontade, contudo, tudo faremos para que o processo de vacinação na nossa terra decorra com eficiência e celeridade. O primeiro dia foi exemplar.
O centro está preparado para oferecer conforto e segurança aos utentes. Quero reconhecer e agradecer, publicamente, o extraordinário trabalho feito pelos profissionais de saúde, bombeiros e funcionários da autarquia”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho