Município investe na Cultura e Educação
2024-08-09 às 06h00
Até 14 de Agosto, a Biblioteca de Jardim convida a população a sair da rotina e desfrutar de momentos de leitura num ambiente propício à interactividade intergeracional.
Um espaço cultural a céu aberto. “Bonito e central, fofo e muito agradável”. Assim pode ser descrita a Biblioteca de Jardim que tem vindo a conquistar os bracarenses, convidando-os a quebrar a rotina do dia-a-dia e a embarcar num momento relaxante e criativo.
De portas abertas desde meados de Julho no coração da cidade de Braga junto à Igreja dos Congregados, a Biblioteca de Jardim afirma-se como “um ponto de aproximação à leitura e à literatura, que promove a interactividade intergeracional, e que reúne como principal objectivo o incentivo à leitura”, refere o Município de Braga.
Actividades culturais e didácticas, com especial destaque da programação para a infância, são dinamizadas pelo Projecto Expressar. Ao longo da semana e aos sábados, os contos decorrem pelas 10.30 horas e pelas 16.30 horas, sendo destinados a instituições, mas também abertos ao público em geral.
Segundo Beatriz Lobo e Gonçalo Ferreira, do Projecto Expressar, a Biblioteca de Jardim tem feito sucesso entre a população. “Sentimos que há cada vez mais pessoas que usufruem deste espaço. A Biblioteca de Jardim é cada vez mais conhecida e procurada, principalmente pelas crianças que vêm muitas vezes acompanhadas pelos avós e pelos pais”, revelou Beatriz Lobo ao Correio do Minho.
“Este é também um ponto de encontro para muitos idosos. Alguns sentam-se à sombra a conversar e a desfrutar do momento, vemos também encontros de famílias, momentos de interacção entre avós e netos. Há um verdadeiro convívio de gerações neste espaço que agrada a todos”, completou Gonçalo Ferreira.
As horas de conto, assim como as oficinas didácticas são dinamizadas pelo Projecto Expressar e o feedback do público é maravilhoso. “Promovemos diversas leituras de contos, duas delas são originais do Projecto Expressar. São momentos especialmente dirigidos às crianças e a reacção é sempre muito boa. Temos inclusive um espectáculo musical no qual eles interagem bastante. É muito bom”, contou Beatriz Lobo.
Na Biblioteca de Jardim encontra-se um pouco de tudo, desde livros infantis e juvenis, passando pelos romances, pelos clássicos e pela poesia, até biografias e livros sobre a cidade de Braga. Entre as preferências do público adulto destaca-se a poesia com autores como Fernando Pessoa e Florbela Espanca. “Temos um senhor que vem cá com muita frequência e opta sempre por ler alguns poemas de Fernando Pessoa”, revelou Beatriz.
Quanto ao público juvenil a preferência passa pelos livros ‘Uma Aventura’, havendo muitos pais que pedem algumas dicas na escolha dos livros infantis. “Muitos pais que vêm ler histórias aos filhos pedem-nos umas dicas. Procuramos adaptar a escolha a cada criança. Procuramos perceber do que é que eles gostam mais e depois deixamos a nossa sugestão”, explicou Gonçalo.
A Biblioteca de Jardim está aberta até 14 de Agosto, numa iniciativa que une cultura e natureza nos dias quentes de Verão. “É seguramente uma mais-valia para a cidade e as pessoas gostam. Quando descobrem vêm e elogiam bastante. Estamos de facto num sítio bonito e central, fofo e muito agradável. É um espaço propício para que as pessoas possam desfrutar de um momento diferente, que quebra a rotina do dia-a-dia. Ao mesmo tempo, são também criados momentos criativos que estimulam a imaginação dos mais novos”, notou Gonçalo Ferreira.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário