Executivo apresentou projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B 2/3 Pedro Barbosa
2023-09-23 às 06h00
No culminar da Semana da Mobilidade, Olga Pereira constata que os bracarenses estão sensibilizados para a importância da mobilidade, mas alerta que “falta dar o passo seguinte que é adoptar efectivamente modos alternativos de deslocação viária”.
“As pessoas estão sensibilizadas, mas falta dar o passo seguinte que é adoptar efectivamente modos alternativos de deslocação viária. É nisso que estamos empenhados, mas não vamos conseguir fazer nada se não houver motivação e efectiva vontade de mudar por parte da população. Nós sozinhos ainda não conseguimos fazer milagres.”
As palavras são da vereadora Olga Pereira, que falava aos jornalistas ontem à margem da iniciativa ‘Escolas Caminháveis’ que decorreu no âmbito do Dia Europeu Sem Carros e no culminar de mais uma Semana Europeia da Mobilidade.
A vereadora com a tutela da mobilidade concorda com a ideia de “a comodidade do carro ainda é uma tentação muito grande” para muitas pessoas..
“O que eu sinto é que as pessoas estão sensibilizadas para que os outros alterem os seus comportamentos de vida para que elas próprias possam circular mais facilmente de automóvel”, confessou Olga Pereira, alertando que “enquanto as pessoas não perceberem que a mudança começa em si, nós não vamos conseguir resultados visíveis. Não tenhamos ilusões acerca disso”.
A vereadora falava no culminar de uma semana recheada de iniciativas com o objectivo de promover a mobilidade, sobretudo através da utilização de modos suaves e transportes públicos.
Olga Pereira realçou que esta semana temática “não esgota” a política de mobilidade do Município, mas salientou que “esta é uma iniciativa importante” que se destina “essencialmente fazer uma sensibilização e a alertar as pessoas para necessidade de adoptar estilos de vida mais condizentes com o que todos necessitamos”.
Em Braga, a Semana Europeia da Mobilidade assinalou-se com um programa recheado e com iniciativas diversas como a que ontem de manhã juntou 220 alunos, de diferentes níveis de ensino na Praça do Município.
‘Escolas Caminháveis’ foi a iniciativa que pretendeu sensibilizar alunos a adoptar meios de mobilidade mais sustentáveis, contando com alunos do Externato Paulo VI, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Associação da Creche de Braga, da Escola de São Lázaro, Infantário de Santa Ana da Irmandade de Santa Cruz e Escola Secundária Carlos Amarante.
Os alunos deslocaram-se, a pé, da escola até à Praça do Município, onde decorreram diversas acções de sensibilização para a importância de adoptar meios de mobilidade mais sustentáveis e amigos do ambiente.
A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda também marcou presença nesta acção, em que os alunos assistiram a diversas actividades dinamizadas pelos TUB, que sensibilizaram para a utilização do transporte público, e pela Polícia Municipal, que apresentou o projecto ‘Segurança em Sentido Obrigatório’.
Além destas sessões pedagógicas de sensibilização, os alunos realizaram actividades desportivas com uma aula de zumba e trial bike, do projecto Bike Atitude, promovido pela Trial Portugal.
De tarde, novamente com o envolvimento de algumas escolas, foi encerrado um sentido da Av. João II, para que os alunos usufruíssem da rua.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário