Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Minho mostra potencialidades na BTL - Feira Internacional de Turismo
Projecto A Minha Escola é Eficiente permitiu reduzir a conta da luz

Minho mostra potencialidades na BTL - Feira Internacional de Turismo

Vaivém Oceanário mostra ecossistema do planeta

Economia

2018-03-02 às 06h00

Patrícia Sousa

Braga, Barcelos, Esposende, Guimarães, Vieira do Minho, Celorico de Basto, Ponte de Lima e Vina do Castelo mostram, até domingo, o que há de melhor nos seus concelhos na BTL - Feira Internacional de Turismo.

Turismo criativo com experiências é aposta do Município de Barcelos

A oportunidade de proporcionar novas experiências aos turistas é a grande aposta do Município de Barcelos, que participa, mais uma vez com stand próprio, na BTL - Feira Internacional de Turismo, que se realiza até domingo em Lisboa. Tendo como tema principal a inclusão de Barcelos na Rede Mundial das Cidades Criativas da Unesco, a novidade é mesmo desenvolver o turismo criativo, promovendo e desenvolvendo experiências, como por exemplo, fazer um galo, pintar uma peça de barro ou de fazer um cesto de vime para levar de recordação, assumiu Anabela Gaspar, técnica de Turismo daquela município.
Fazer de Barcelos um local a não perder para os milhares de turistas que visitam o Norte de Portugal, atrair potenciais investidores e criar novas oportunidades de negócio, contribuindo para o desenvolvimento económico da região é o objectivo final.

Barcelos, que também está a ser promovido no stand da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal optou, este ano, para se apresentar na maior feira ligada ao turismo com um stand próprio. Esta é uma estratégia do município para desenvolver o turismo local e acreditamos que um stand próprio nos dá uma visibilidade muito maior e talvez contactos mais objectivos, mais personalizados e mais à medida, do que propriamente estando presentes numa rede mais vasta, justificou Anabela Gaspar, lembrando, no entanto, que o Município de Barcelos já marcou presença na BTL também no stand comum da Entidade de Turismo. Já conhecemos as duas realidades e ambas são positivas, mas se pudermos optar por um stand próprio claro que é uma opção vantajosa em termos turísticos para nos dar a conhecer tanto ao público nacional como aos visitantes estrangeiros, admitiu Anabela Gaspar.

Muito mais este ano que Barcelos conquistou o título de Cidade Criativa. Queremos incidir sobre as perspectivas futuras de desenvolver em Barcelos mais turismo criativo, porque para além de Barcelos ser a Terra do Galo e ser uma terra de artesanato temos a possibilidade de promover e desenvolver o turismo criativo, numa vertente de experiências e é isso que estamos a tentar divulgar junto de operadores turísticos nacionais e internacionais, informou a técnica de Turismo, acreditando que esta é uma forma de potenciar Barcelos como destino diferenciador para captar os fluxos de turismo organizado e excursionista.
Só no primeiro dia da feira, na passada quarta-feira, concretizaram-se contactos com vários operadores europeus, bem como dos EUA e do Líbano para visitar Barcelos e proporcionar inúmeras experiências aos turistas na Terra do Galo. Além de proporcionar a tradicional visita ao centro histórico, à feira e a passagem por vários pontos turísticos e mais tradicionais, os turistas podem ter ainda uma experiência, por exemplo, de pintar o galo, de criar uma peça em barro na própria roda do oleiro ou até fazer um cesto em vime, continuou aquela responsável.

Mas há muito mais para conhecer no stand de Barcelos. Promover os produtos tradicionais, do artesanato à gastronomia, passando pelos vinhos verdes e pela feira continua a fazer parte da estratégia do município, que apresenta ainda em grande destaque a Festa das Cruzes, que se realiza em finais de Abril e início de Maio. Por outro lado, a promoção do programa 7 Prazeres da Gastronomia, o programa Touring Barcelos 2018 e as unidades de alojamento local afirmam-se, também, como áreas centrais de promoção por parte de Barcelos neste certame.
Até domingo, Barcelos está preparado para cativar os operadores turísticos e fazer de Barcelos - cidade viva e criativa um ponto de passagem obrigatória.

Esposende divulga eventos gastronómico e desportivo

O evento gastronómico Março com Sabores do Mar e o desafio desportivo Transcávado estão em destaque na promoção do Município de Esposende, durante a BTL - Feira Internacional de Turismo, que decorre até domingo, no Parque das Nações, em Lisboa.
A participação do Município de Esposende na BTL destaca a Gastronomia/Vinhos, o Turismo de Natureza, o Touring Cultural e a Náutica, reforçando a visibilidade de Esposende como destino turístico, na conquista de novos visitantes.
Esposende aposta na promoção do seu território e dos produtos endógenos do concelho, particularmente da gastronomia, com incidência nos peixes e mariscos, divulgando o evento Março com Sabores do Mar, que decorre ao longo de todo o mês e envolve 30 unidades de restauração do concelho.
O Município de Esposende está, ainda, a aproveitar a oportunidade para promover alguns dos seus eventos, nomeadamente, o IV Trail de Esposende, a Semana Santa e o TransCávado, entre outros.

Vieira do Minho mostra potencialidades ligadas ao turismo de natureza

O turismo de natureza, associado à gastronomia, ao turismo em espaço rural, ao turismo religioso, bem como ao desporto e natureza são os principais postais que o Município de Vieira de Minho apresenta na BTL - Feira Internacional de Turismo, que se realiza até domingo em Lisboa.
Com stand próprio, o município aposta na promoção do concelho com a oferta turística que tem, nomeadamente no que diz respeito à animação turística, ao alojamento, à gastronomia, ao turismo de natureza e à cultura, explicou Elisabete Ramalho, técnica de Turismo do Posto de Turismo de Vieira do Minho.
Quem passa pelo stand de Vieira do Minho não fica indiferente, porque ali encontra tudo de bom que existe em Vieira do Minho, referiu ainda aquela responsável, confirmando a aposta forte do município na maior feira ligada ao turismo que se realiza no nosso país.
Este ano, estamos mesmo a apostar forte, por isso, esperamos que corra bem e para o ano estejamos cá novamente, frisou.
Todos os dias, até domingo, o Município de Vieira do Minho vai estar em destaque na BTL a partir das 16 horas. Vamos ter provas gastronómicas com fumeiro, vinho, compotas, broa e mel da serra da Cabreira, informou ainda aquela técnica.

Guimarães quer afirmar-se como destino turístico sustentável

Guimarães volta a marcar presença na maior feira de turismo de Portugal, e uma das mais consagradas da Europa, com todos os peões em jogo. Cultura, património e também informação alusiva à biodiversidade em Guimarães são as grandes apostas da cidade berço para a BTL 2018. Independentemente de Guimarães conseguir o galardão a Capital Verde Europeia estamos a percorrer esse caminho e queremos consolidar e afirmar Guimarães como um destino de turismo sustentável, assumiu a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, justificando a grande aposta desta vertente na BTL.
A Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Guimarães apresenta-se assim na BTL, até domingo, no Parque das Nações, com uma estratégia de promoção conjunta, associando-se a todos os stakeholders, empresas e entidades a partilharem o espaço do stand alusivo ao concelho. O objectivo passa pela realização de reuniões de trabalho e animação ou demonstração dos seus produtos.

Por isso, no espaço disponível na BTL, o Município de Guimarães aproveita para divulgar junto dos operadores e do público em geral, que Guimarães é um destino onde pode encontrar motivos para permanecer durante mais do que um dia. E motivos para ficar não faltam. Quem visita Guimarães pode efectivamente usufruir de uma cidade que oferece história e património, oferece gastronomia e uma agenda cultural fortíssima mas também oferece, e cada vez mais, condições para a prática de actividades desportivas. Trata-se de um investimento que se está a fazer na área das ciclovias e que é fundamental para permitir que hoje Guimarães também tenha uma forte oferta de qualidade nesse domínio, bem como nos percursos pedestres e todo um conjunto de outras ofertas direccionadas a quem gosta de usufruir da natureza. Aqui há uma oferta muito interessante, fruto deste investimento que tem sido feito ao nível do ambiente e da preservação ambiental, defendeu a vereadora.

A estratégia está definida e, por isso, o município apresenta as Rotas da Biodiversidade de Guimarães, que acaba por ser o tema escolhido para promover na 30.ª BTL, que decorre até domingo. As rotas estão enquadradas nesta estratégia de promoção do concelho de Guimarães como destino de turismo sustentável, uma aposta cada vez mais forte, asseverou Sofia Ferreira, explicando que este é um projecto que vai ser, entretanto, implementado.
Aqui surge a rota da Penha. A montanha da Penha é considerada o pulmão da cidade e é uma área fantástica onde o património natural está muito presente e, por isso, Guimarães está a investir muito forte na sua dinamização turística. Estamos a trabalhar com um conjunto de parceiros locais, nomeadamente a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, adiantou aquela responsável, avançando que o objectivo é apresentar a candidatura de classificação da montanha da Penha como área protegida de âmbito local. A partir daqui queremos implementar a rota da biodiversidade, atirou.

Também as regie-cooperativas como a Taipas Termal, A Oficina, Tempo Livre e Turipenha estão representadas num stand promovido também pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal.
De destacar, que o stand de Guimarães está integrado no Consórcio Minho INovação, que agrega os municípios das comunidades intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado, fazendo ainda parte da promoção da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que definiu como principais estratégias de promoção nesta feira a sustentabilidade associada ao património cultural, através da apresentação de exemplos de boas práticas no território. Guimarães aposta, para além da apresentação das Rotas da Biodiversidade, na exibição de filme promocional e distribuição de material alusivo à candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

Faz todo o sentido promover Ponte de Lima para atrair turistas

Porque faz todo o sentido trazer os agentes do território à BTL - Feira Internacional de Turismo, que se realiza até domingo em Lisboa, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Paulo Sousa, acredita que é ali que se consegue negociar pacotes e divulgar projectos para assim garantir futuros clientes.
Para promover o destino Ponte de Lima e as suas actividades turísticas, o Município de Ponte de Lima participa mais uma vez na BTL, com os agentes turísticos nomeadamente as empresas que operam dentro deste sector ligado ao turismo de natureza, ao turismo equestre e náutico, informou o vereador, destacando ainda a a importância da gastronomia. Estamos a dar a conhecer a nossa gastronomia, por isso, vamos fazer uma prova de vinhos da casta loureiro e um showcooking de arroz de sarrabulho com a colaboração da Confraria do Arroz e Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, informou.

A BTL, continuou o vereador, é cada vez mais uma oportunidade para os profissionais e agentes privados e o Município de Ponte de Lima, como intermediário, tem que ser essencialmente facilitador dos potenciais negócios entre privados. E Paulo Sousa foi mais longe: esperamos que os operadores turísticos tenham oportunidade, quer através da Entidade de Turismo, quer através da Rota dos Vinhos ou do consórcio MinhoINovação de apresentar os seus produtos e serviços ligados ao sector do turismo que Ponte de Lima tem.

Viana do Castelo dá a conhecer Senhora dAgonia e navio Gil Eannes

Depois de ter estado presente na FITUR 2018 - Feira Internacional de Turismo (Madrid) e no Xantar 19.º Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense, Galiza), Viana do Castelo participa, até domingo, na BTL - Feira Internacional de Turismo. A divulgação e contactos que temos feito aqui, em anos anteriores, têm sido bastante positivos, porque depois recebemos pedidos de mais informação, assegurou a técnica de Turismo do Município de Viana do Castelo, Leontina Cardona.
Na BTL, o stand próprio do Município de Viana do Castelo está localizado no Pavilhão 2, promovendo o que há de melhor no concelho.

Estamos a promover as potencialidades turísticas, com especial destaque para a Romaria da Senhora dAgonia, que se realiza de 17 a 20 de Agosto, e o Navio Hospital Gil Eannes, dois dos mais importantes atractivos do concelhio, contou a técnica de Turismo do Município de Viana do Castelo, Leontina Cardona, adiantando ainda que, este ano, o município vai aproveitar para apresentar o projecto de valorização do Caminho Português da Costa - Caminhos de Santiago. Viana do Castelo tenta aqui demonstrar as suas potencias turísticas, dando maior destaque aos principal atractivos, onde não faltam também os museus, a gastronomia, os desportos náuticos, as empresas de animação turística e a parte de hotelaria e restaurantes, acrescentou aquela responsável.

Na feira está ainda presente uma artesã, que integra uma Mostra dos Bordados Certificados de Viana do Castelo e, nos três primeiros dias do evento (até hoje), dedicados unicamente a profissionais do sector do turismo, o stand recebe reuniões entre empresários locais e alguns dos compradores internacionais, convidados para o Programa de Hosted Buyers.
Hoje ainda a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo também vai fazer uma degustação a todos os visitantes da feira.
Já durante o fim-de-semana, a BTL abre as portas ao público em geral e, para amanhã, está agendado o dia de animação especial de Viana do Castelo, altura em que serão realizadas provas de vinho por produtores lo- cais, estando a animação musical garantida pela Banda de Gaiteiros da Zé Pedro, Associação Musical.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.