Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Milhares de pessoas aguardadas na capital do misticismo
Classificação do Mosteiro de Tibães “é um acto de justiça”

Milhares de pessoas aguardadas na capital do misticismo

Campeonato do Minho de BTT Downhill encerra na Penha

Milhares de pessoas aguardadas na capital do misticismo

Nacional

2024-09-13 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

A primeira Sexta 13 do ano será celebrada hoje em Montalegre por milhares de amantes do misticismo. O maior espectáculo de rua de Portugal estará repleto de lendas, magia e superstição.

Citação

Vive-se hoje a primeira sexta-feira 13 de 2024, data celebrada em Montalegre com o “maior espectáculo de rua de Portugal”. Bruxas e demónios vão andar à solta, acolhendo as milhares de pessoas que neste dia rumam à capital do misticismo. As expectativas do município são, como sempre, “elevadas, mas em nada optimistas”, afirma a presidente Fátima Fernandes, notando que as mesmas são superadas a cada nova edição.
Passado quase um ano desde a última Sexta 13 – Noite das Bruxas, a qual se realizou a 13 de Outubro de 2023, o evento onde reina o misticismo e a superstição volta a ser vivido na capital do Barroso.
Em direcção a Montalegre rumam hoje milhares de pessoas, fazendo deste o evento mais participado e o maior espectáculo de rua de Portugal. “Contamos com a chegada de milhares de pessoas. As nossas expectativas não são em nada optimistas, já que acabam sempre por ser superadas”, notou a presidente da câmara municipal. “As pessoas entram no espírito do evento e reservam a data desde logo na agenda. Sabemos que a celebração arranca às 13.13 horas em ponto, mas só termina quando o sol raiar no dia 14. O recinto do Castelo de Montalegre estará lotado, assim como todo o centro histórico. Em cada esquina teremos surpresas e diferentes estilos musicais de forma a animar os variados públicos. O espectáculo ‘Eixa’ será apresentado no Palco Castelo e por se tratar de um momento diferente e cativante assume-se como o ponto alto da noite”, adiantou Fátima Fernandes.
Já o retorno económico abrange os mais variados sectores de actividade. “O alojamento está completamente esgotado nesta data e a restauração não terá mãos a medir. A par destes sectores, todos os outros acabam por ser beneficiados”, garantiu a autarca, realçando a grande aposta na venda de produtos locais.
A abertura oficial acontece quando o relógio marcar as 13.13 horas em ponto, estando prevista uma programação que promete muita animação de rua, bruxas, bruxos e demónios, espectáculos musicais e teatro. Marcando o início da noite, sobe ao Palco da Praça do Município, pelas 21 horas, a Tuna Académica da Universidade do Minho.
Entretanto, pelas 23 horas, surge o ponto alto desta Noite das Bruxas. No Palco Castelo, será apresentado o espectáculo piromusical ‘Eixa’, o qual vai ser interpretado pela dupla Queiman e Pousa, e promete surpreender os milhares de amantes do misticismo.
Assim, que foram dadas as doze badaladas, os Kumpania Algazarra sobem ao Palco da Praça do Município para animar a primeira Sexta 13 do ano.
Associado à Sexta 13 de Montalegre encontra-se o mítico padre Fontes, embaixador do evento e a “figura mais importante da nossa história”, defendeu Fátima Fernandes, realçando que “foi ele quem pôs Montalegre no mapa”. “O padre Fontes é uma força da natureza. Sempre presente nos eventos do município ligados à identidade, à cultura e à história da terra, é um homem de uma generosidade e sabedoria imensas que fazem dele o ser de excelência que é”, considerou a presidente Fátima Fernandes.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho