Campeonato do Minho de BTT Downhill encerra na Penha
2024-09-13 às 06h00
A primeira Sexta 13 do ano será celebrada hoje em Montalegre por milhares de amantes do misticismo. O maior espectáculo de rua de Portugal estará repleto de lendas, magia e superstição.
Vive-se hoje a primeira sexta-feira 13 de 2024, data celebrada em Montalegre com o “maior espectáculo de rua de Portugal”. Bruxas e demónios vão andar à solta, acolhendo as milhares de pessoas que neste dia rumam à capital do misticismo. As expectativas do município são, como sempre, “elevadas, mas em nada optimistas”, afirma a presidente Fátima Fernandes, notando que as mesmas são superadas a cada nova edição.
Passado quase um ano desde a última Sexta 13 – Noite das Bruxas, a qual se realizou a 13 de Outubro de 2023, o evento onde reina o misticismo e a superstição volta a ser vivido na capital do Barroso.
Em direcção a Montalegre rumam hoje milhares de pessoas, fazendo deste o evento mais participado e o maior espectáculo de rua de Portugal. “Contamos com a chegada de milhares de pessoas. As nossas expectativas não são em nada optimistas, já que acabam sempre por ser superadas”, notou a presidente da câmara municipal. “As pessoas entram no espírito do evento e reservam a data desde logo na agenda. Sabemos que a celebração arranca às 13.13 horas em ponto, mas só termina quando o sol raiar no dia 14. O recinto do Castelo de Montalegre estará lotado, assim como todo o centro histórico. Em cada esquina teremos surpresas e diferentes estilos musicais de forma a animar os variados públicos. O espectáculo ‘Eixa’ será apresentado no Palco Castelo e por se tratar de um momento diferente e cativante assume-se como o ponto alto da noite”, adiantou Fátima Fernandes.
Já o retorno económico abrange os mais variados sectores de actividade. “O alojamento está completamente esgotado nesta data e a restauração não terá mãos a medir. A par destes sectores, todos os outros acabam por ser beneficiados”, garantiu a autarca, realçando a grande aposta na venda de produtos locais.
A abertura oficial acontece quando o relógio marcar as 13.13 horas em ponto, estando prevista uma programação que promete muita animação de rua, bruxas, bruxos e demónios, espectáculos musicais e teatro. Marcando o início da noite, sobe ao Palco da Praça do Município, pelas 21 horas, a Tuna Académica da Universidade do Minho.
Entretanto, pelas 23 horas, surge o ponto alto desta Noite das Bruxas. No Palco Castelo, será apresentado o espectáculo piromusical ‘Eixa’, o qual vai ser interpretado pela dupla Queiman e Pousa, e promete surpreender os milhares de amantes do misticismo.
Assim, que foram dadas as doze badaladas, os Kumpania Algazarra sobem ao Palco da Praça do Município para animar a primeira Sexta 13 do ano.
Associado à Sexta 13 de Montalegre encontra-se o mítico padre Fontes, embaixador do evento e a “figura mais importante da nossa história”, defendeu Fátima Fernandes, realçando que “foi ele quem pôs Montalegre no mapa”. “O padre Fontes é uma força da natureza. Sempre presente nos eventos do município ligados à identidade, à cultura e à história da terra, é um homem de uma generosidade e sabedoria imensas que fazem dele o ser de excelência que é”, considerou a presidente Fátima Fernandes.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário