Correio do Minho

Braga, terça-feira

Milhares de crianças clamam 'Avé Bracara Augusta'
Mais um acidente grave em cascata no Gerês

Milhares de crianças clamam 'Avé Bracara Augusta'

SC Braga entra a ganhar no campeonato com vitória sobre o Nacional por 4-2

Braga

2018-05-24 às 06h00

Marta Amaral Caldeira

A 15.ª edição da Braga Romana arrancou, ontem, com o cortejo Ludi Litteratii e com a participação de mais de cinco mil crianças. A vereadora da Cultura diz que este é um momento particularmente bonito que a cidade vive.

A Braga Romana arrancou, ontem, auspiciosamente, com mais de cinco milhares de crianças a integrar o tradicional cortejo Ludi Litterarii e perante milhares de bracarenses, seus familiares, que fizeram questão de vivenciar esta recriação histórica até à época romana. Lídia Brás Dias, vereadora da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Braga, diz que este é um momento particularmente bonito que a cidade vive e um grande atractivo para milhares de visitantes.
A partir da Avenida Central, os grupos coloridos de crianças das mais diversas instituições do concelho de Braga enfilavam no cortejo que, já depois das 10 da manhã, percorreu algumas das principais artérias do centro histórico em direcção à Praça Municipal, onde assistiram ao momento fundacional de Bracara Augusta e onde da tribuna, a vereadora Lídia Brás Dias dava início à festa romana que se experiência ao longo dos próximo dias.

É muito gratificante termos a participação de todas estas crianças, mais de cinco mil, do nosso concelho, mas a participação aqui é muito mais lata, não só com os familiares que vieram ver os seus filhos e netos neste cortejo, mas da população em geral, sobretudo aquela que trabalha aqui no centro da cidade, apontou a responsável.
Foram muitos, pois, os que pararam por momentos o seu trabalho ali pelo centro propositadamente para ver as crianças envergar as vestes romanas. O público infantil é aquele que eu tenho particularmente acarinhado e esta sua participação na Braga Romana é também uma acção de formação muito importante sobre as nossas raízes e sobre a história bracarense.
Para Lídia Brás Dias, a aprendizagem fora da sala de aula, como a participação neste cortejo é fundamental para criar um espírito de cidadania.

Mais de 200 espectáculos e uma centena de grupos escolares e culturais permitem com as suas actividades a vivência em pleno da Braga Romana, transportando os visitantes ao período fundacional da cidade.
A vereadora da Cultura garante a qualidade e rigor do evento, que tenta representar o mais possível os usos e costumes da época romana, mas cuja organização, centrada no centro da cidade se aproxima também o mais que pode aos espaços arqueológicos - divulgando também esse património aos visitantes - como é o caso das Termas Romanas - que nesta edição oferecem uma programação específica, com um banquete que pode ser marcado e em cujo recinto é possível fazer, por exemplo, uma massagem ou tratar do cabelo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.