Correio do Minho

Braga,

- +
Mil crianças visitaram o Pai Natal em Fafe
Obras melhoram condições da EB1 de Ruílhe

Mil crianças visitaram o Pai Natal em Fafe

‘Conspiração da Arte’ inaugura “ano de luxo” na programação da zet gallery

Mil crianças visitaram o Pai Natal em Fafe

Vale do Ave

2019-12-05 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho encheram a Praça 25 de Abril para visitarem a Casa do Pai Natal. Iniciativa faz parte de um programa variado de animação do centro da cidade.

Cerca de mil crianças dos agrupamentos de escolas de Fafe visitaram ontem a Casa do Pai Natal, instalada na Praça 25 de Abril, no centro da cidade.
O evento fez parte da iniciativa Fafe Cidade Natal 2019, e contou com a presença do vice-presidente e vereador da Educação da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins, e da vereadora do Ambiente, Márcia Barros.
O objectivo foi contribuir para a dinamização do centro da cidade.
“É uma medida que faz do centro um local de festa e de encontro para os fafenses. Esta é, também, uma forma de pôr as crianças a virem ao centro, mas aquelas que são das freguesias de fora da cidade. Fafe é, como todos sabemos, uma cidade educadora e esta é uma forma de forma de o demonstrarmos, ao chamando as crianças, professores e toda a comunidade educativa e envolvê-los nas tradições e costumes, neste caso, da época natalícia”, disse Pompeu Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe.

O também vereador da Educação aproveitou para destacar vários momentos da programação natalícia prevista para os próximos dias. “Temos o habitual Mercado de Natal, com produtores locais. Vamos ter a cultura a marcar presença com os encontros de coros de Natal, o Encontro de Reis das associações (no início de Janeiro de 2020) e o Encontro de Reis das Escolas”, revelou Pompeu Martins.
No Mercado de Natal vão estar em destaque os produtos biológicos e a doçaria tradicional.

O programa prevê, também, a realização de eventos como espectáculos de música, peças de teatro, dança, ateliers alusivos à época, literatura e cinema, entre muitas outras.
As actividades natalícias contam com o apoio da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto e tem merecido a aprovação da comunidade.
“Esta parceria com a associação empresarial tem funcionado e faz com que todo o comércio esteja a promover esta ideia. Já se começa a notar muito movimento no centro da cidade”, salientou Pompeu Martins.

Câmara defende educação inclusiva

O município de Fafe defendeu um compromisso com a “educação inclusiva e de qualidade”. A expressão foi usada pelo autarca fafense, Raúl Cunha, na cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que decorreu nos paços do concelho. O autarca revelou que “Fafe integra a Rede de Cidades Educadoras, assumindo o compromisso com a educação, uma educação inclusiva e de qualidade, assegurando que este direito possa efectivar-se sem discriminação e reforçando o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias.”
Na mesma ocasião, o vereador da Educação, Pompeu Martins mencionou alguns dos projectos educativos que o Município desenvolve junto da comunidade escolar. A cerimónia serviu para distinguir as instituições de ensino do concelho de cariz social e pedagógico que fizeram parte dos projectos educativos promovidos no concelho e cujo papel é relevante na promoção da educação e cidadania. Na mesma altura foi hasteada a Bandeira Cidade Educadora, no edifício camarário, enquanto era interpretado o hino das cidades educadoras. Foi, também, inaugurada uma exposição sobre Cidades Educadoras.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.