Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mestrado em Media Arts reforça Braga enquanto cidade criativa da UNESCO
Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Mestrado em Media Arts reforça Braga enquanto cidade criativa da UNESCO

Enchente no fim-de-semana de arranque da primeira grande romaria povoense

Mestrado em Media Arts reforça Braga enquanto cidade criativa da UNESCO

Ensino

2021-06-30 às 11h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Universidade do Minho lança mestrado em Media Arts. Reforçada a centralidade da instituição no plano cultural e criativo da cidade de Braga.

Citação

A Universidade do Minho vai lançar, para o próximo ano lectivo 2021/2022, um novo mestrado em Media Arts, com o objectivo de reforçar a centralidade da UMinho no plano cultural e criativo da cidade de Braga, a única no país e na Península Ibérica a integrar a rede de cidades criativas da UNESCO na área das Media Arts.
O Mestrado irá proporcionar uma formação avançada no cruzamento entre arte, comunicação e tecnologia digital, através de um plano de estudos de forte cariz laboratorial e de projecto, sendo que o curso “procurará um compromisso entre a teoria, a prática experimental e o pensamento crítico, numa interacção constante entre o saber-reflectir e o saber-fazer”.
Este Mestrado beneficiará de uma relação próxima com a actividade da Braga Media Arts e do gnration, espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia. Esta ligação, protocolada entre a empresa municipal de cultura Teatro Circo de Braga EM SA e a Universidade do Minho, irá proporcionar uma integração e interacção de excelência, criando dinâmicas com a programação cultural e programa de residências artísticas destas entidades, atribuindo a este características únicas a nível nacional.
Este ciclo de estudos destina-se, essencialmente, a licenciados, com ou sem experiência profissional e/ou artística, nas áreas das Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Performativas, Música, Multimédia, Audiovisual, Design e Ciências da Comunicação, bem como em outras áreas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e resulta de uma sólida articulação interdisciplinar e da colaboração entre o Departamento de Ciência da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais, a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitectura.
Desde 2017, que a cidade de Braga é parte integrante da rede da UNESCO Creative Cities Network no domínio das Media Arts, uma rede que engloba 246 cidades espalhadas pelo mundo e que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico. Esta rede faz com que a cidade de Braga esteja na linha da frente dos esforços da UNESCO para promover a inovação e a criatividade como factores-chave de um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.
O plano de acção em Braga é desenvolvido pela Braga Media Arts, que tem por objectivo promover a aprendizagem e experimentação no campo das Media Arts. Do plano de acção resultou já a criação do index, uma bienal internacional de Media Arts que teve uma edição preliminar em 2019, e o projecto de serviço educativo Circuito, que estabelece múltiplas ligações entre Media Arts e a cidade de Braga, com actividades para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, artistas, entre outros.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho