Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Mesas saudáveis abrem apetite na EB 2,3 de Gualtar
Dupla armada assaltou carrinha de valores

Mesas saudáveis abrem apetite na EB 2,3 de Gualtar

Guimarães vai dar um novo impulso ao Novo Circo

Ensino

2016-01-23 às 06h00

Teresa M. Costa

CONCURSO de mesas saudáveis sensibilizou alunos e famílias para a dieta mediterrânica e festejou o patrono do Agrupamento: Carlos Amarante.

“Com muito amor e carinho
Preparei esta refeição
Tem de tudo um pouquinho
Com equilíbrio e moderação”

A quadra, escrita num guardanapo, acompanhava uma proposta de pequeno-almoço apresentada, ontem, no concurso de mesas saudáveis, uma das actividades com que a EB 2,3 de Gualtar comemorou o Dia do Agrupamento Carlos Amarante.
A iniciativa partiu do projecto ‘Escola promotora de saúde’, mas mobilizou todas as turmas, incluindo as duas unidades de ensino estruturado do autismo, e o projecto ‘Eco-escolas’. O desafio foi apresentar um menu para uma das refeições do dia, seguindo as regras da alimentação mediterrânica e pondo à prova os conhecimentos adquiridos nas aulas, já que o 2.º e 3.º ciclos trabalham a alimentação.
A refeição foi pensada na turma e dois confeccionada em casa, mobilizando também as famílias, explicou Margarida Ales, coordenadora do projecto ‘Escola promotora de saúde’.
Até a Associação de Pais se associou e apresentou a sua mesa.
Ao todo, estiveram 32 mesas a concurso e a dificuldade do júri foi escolher, dada a qualidade das propostas. Por isso, os resultados vão depois ser afixados e foram criadas diversas categorias que incluem também a mesa mais original, a mais mediterrânica e até a mais económica.
Mafalda Silva, adjunta da direcção da EB 2,3 de Gualtar, elogiou as iniciativas que mostram que esta é “uma escola que quer formar cidadãos activos e interventivos na saúde e em tudo o resto”.
'É com projectos assim que se faz uma escola diferente e com sentido” afirmou a vereadora da Educação, Lídia Dias, que se associou à iniciativa, tal como a vereadora da Saúde, Sameiro Araújo, participando na votação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.