Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Merelinense FC Um grande bracarense
Startup’s famalicenses mostram as suas potencialidades a empresários e investidores

Merelinense FC Um grande bracarense

Projeto 'ADN' da PASEC vence Programar em Rede 2022

Merelinense FC Um grande bracarense

Desporto

2022-10-04 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

O Merelinense FC é uma das principais bandeiras futebolísticas do concelho de Braga. A celebrar o seu 84.º aniversário, o clube de Merelim São Pedro milita no Campeonato de Portugal e conta com um palmarés invejável, com 12 títulos das competições distritais de Braga.

Citação

O Merelinense FC, clube sediado em Merelim São Pedro, Braga, está de parabéns. O conjunto bracarense celebrou o seu 84.º aniversário. Trata-se das celebrações de um dos clubes mais conceituados e titulados do concelho de Braga.
A história do Merelinense FC começou-se a escrever em 1938, ano da sua fundação. Contudo, o palmarés do conjunto bracarense demorou 40 anos para começar a ser construído. Isto porque a primeira conquista do Merelinense FC remonta à temporada de 1977/1978 com a dupla vitória na I Divisão AF Braga e Taça distrital.
Ainda no século passado, o Merelinense conseguiu engrandecer o seu palmarés com duas novas conquistas da I Divisão AF Braga e o título de campeão da Divisão de Honra.

Os sucessos do século passado dos bracarenses só podem ser ofuscados pela caminhada que o Merelinense tem vindo a realizar desde os anos 2000.
Em 2004, o Merelinense FC venceu, novamente, a Divisão de Honra bracarense. Dez anos mais tarde, o palmarés da equipa de Merelim São Pedro sofreu uma nova expansão. Duas Supertaças AF Braga, duas Taças bracarenses, uma Pró-Nacional e uma Taça dos Campeões do Minho. Tudo entre 2014 e 2016, naqueles que foram os anos de ouro para o Merelinense.
Desde essa altura, os bracarenses militam no Campeonato de Portugal, tendo ficado perto da subida de escalão por duas ocasiões, mas ficando sempre a um pequeno passo de um novo salto.

Uma batuta altamente minhota para levar bracarenses à glória

Desde o arranque da temporada de 2021/2022 que o lugar de treinador principal do Merelinense FC é ocupado por Rui Carvalhal. O jovem técnico tem a missão de cimentar ainda mais o nome dos bracarenses nas competições nacionais de futebol.
No verão de 2021, o Merelinense FC anunciou a contratação de Rui Carvalhal para treinador da equipa sénior da equipa de Merelim São Pedro. Embora em Braga, este se tratasse de um nome pouco conhecido, a verdade é que Rui Carvalhal era já um nome bem falado no distrito de Viana do Castelo.

Natural de Ponte da Barca, Rui Carvalhal deu os seus primeiros passos como treinador-adjunto do ADC Correlhã. Daí, regressou para a sua terra onde, durante duas temporadas e meia, orientou o Ponte da Barca. O bom trabalho nos barquenses levou o jovem técnico à sua primeira experiência nos campeonatos nacionais, tendo orientado o Cerveira por uma temporada e meia.

De Vila Nova de Cerveira seguiu-se Merelim São Pedro. Sem os investimentos de outrora, o técnico montou uma equipa competente e objectiva capaz de dignificar o emblema e a camisola do Merelinense FC, conseguindo a manutenção da última temporada ao bater o Limianos por dois golos sem resposta na última ronda da série 1 de manutenção no CdP.
Este ano segue-se uma nova aventura em Merelim São Pedro. Com um arranque a meio gás no Campeonato de Portugal (uma derrota caseira frente ao Vianense e um empate fora de portas com o Vila Meã), o destaque do Merelinense nesta temporada foi o triunfo para a Taça de Portugal por 0-4 ao Maria da Fonte.

Deixa o teu comentário

Últimas Desporto

03 Dezembro 2022

"Valorizamos esta prova"

03 Dezembro 2022

Tudo bons rapazes

Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho