Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mercadona inicia teste com camião 100% eléctrico e livre de emissões
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Mercadona inicia teste com camião 100% eléctrico e livre de emissões

‘A Loja dos Brinquedos’ promove respeito e valorização da diferença

Mercadona inicia teste com camião 100% eléctrico e livre de emissões

Economia

2021-12-07 às 06h00

Redacção Redacção

Nova tecnologia contribui para diminuir o impacto da actividade diária da empresa, melhorar a qualidade do ar das cidades e minimizar o ruído. Com capacidade para 21 paletes e 26 toneladas, o novo veículo eléctrico tem autonomia para 200km.

Citação

A Mercadona - em colaboração com os fornecedores Scania, Acotral, Frigicoll e ThermoKing - iniciou um teste laboratorial nos processos logísticos com a incorporação na frota de um novo modelo de camião 100% eléctrico. Este novo projecto permitirá à Mercadona reduzir ainda mais o impacto da actividade nas diferentes cidades onde a empresa está presente e, desta forma, reforçar o compromisso para com os objectivos do Pacto Verde Europeu e para com a Lei sobre Alterações Climáticas (Espanha).
Sem emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) durante o transporte, o novo veículo traz consequências positivas para a protecção e conservação do meio ambiente e este novo motor contribui para melhorar a qualidade do ar das cidades e o ruído, ao eliminar os gases mais prejudiciais para a saúde das pessoas, como, por exemplo, aqueles que geram partículas menores (PM) a 10 mícrones e Óxido de Nitrogénio (NOx).
Dotado de um motor Scania de 300 kWh, o novo camião é multitemperatura, dispõe de um motor eléctrico alimentado por bateria de iões de lítio com uma autonomia máxima de 220 km e de um tempo de carregamento completo a 230 kW em corrente contínua de 90 minutos. Durante o período de testes, que será realizado com uma unidade já incorporada na frota da Acotral, a Mercadona prevê optimizar os processos de carregamento, que realizará num dos cais do seu bloco logístico de Ciempozuelos (Madrid), com o objectivo de aproveitar ao máximo os tempos de descanso dos condutores e os horários de carga de mercadorias.
Concebido para âmbitos urbanos, tanto para descargas diurnas como nocturnas, trata-se de um camião rígido com capacidade para 21 paletes e uma Massa Máxima Autorizada de 26 toneladas. O seu equipamento de frio, também 100% eléctrico e ligado à mesma bateria que o motor, é a versão Frigoblock da ThermoKing e permite não só eliminar as emissões de Gases do equipamento de frio, mas também poder circular com o equipamento ligado nos núcleos urbanos, graças a uma importante redução da poluição acústica.
“Este novo projecto de transporte urbano com motores 100% eléctricos e livres de emissões de GEE, Partículas e NOx reitera o compromisso que a Mercadona e os seus fornecedores logísticos têm com o transporte sustentável e a convivência com os vizinhos. Há vários anos que a empresa aposta não só em transportar mais com menos recursos e optimizar cada rota, como também em reduzir ao máximo o impacto da sua actividade com iniciativas como a que está a testar actualmente, totalmente alinhada com os objectivos ambientais estabelecidos pela Europa”, destaca em comunicado.
A Mercadona diz sim a continuar a cuidar do Planeta, o que implica importantes esforços, como, por exemplo, o Plano de Redução de Emissões que a empresa implementou, apoiando-se na iniciativa Lean & Green, promovida em Espanha pela AECOC, Associação Espanhola de Fabricantes e Distribuidores, e garantindo uma redução superior a 20% nas emissões de CO2 nos seus processos logísticos, concretamente, de 27%, no período de 2016–2020.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho