Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Mercado dos Descobrimentos move 120 artesãos e mercadores
PJ deteve em Vila Verde líder de laboratório de cocaína desmantelado na Feira

Mercado dos Descobrimentos move 120 artesãos e mercadores

Concurso incentiva alunos a valorizar a terra

Mercado dos Descobrimentos move 120 artesãos e mercadores

Alto Minho

2025-06-17 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Camões e Mendes Pinto inspiram recriações evocativas das viagens quinhentistas, com destaque para a figura mítica do Adamastor.

Citação

De 19 a 22 de Julho, a zona do forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, vai contar com a animação do Mercado dos Descobrimentos.
O vereador da Cultura, Manuel Vitorino, vincou ontem, ao falar na apresentação do evento, a “vocação maritima” de Viana do Castelo, frisou que esta edição (a terceira) do evento é focada no continente africano e vincou a presença de “mais de cento e vinte ” artesãos e mercadores.
O?Mercado dos Descobrimentos integra a programação de Viana do Castelo capital da Cultura do Eixo Atlântico, explicou o autarca, frisando a ideia de com a escolha do local para as acções de animação “descentralizar” mais o espaço urbano.
Nuno Barbosa, da organização, que a autarquia delega na Viana Festas, destacou por sua vez o protagonismo que o programa de animação vai dar ao Cabo das Tormentas (que uma vez dobrado passou a chamar-se cabo da Boa Esperança) e ao Adamastor — aquela figura mitológica que se acreditava ter lugar na ponta sul de África, o monstro que atormentava quem tentava navegar entre oceanos Atlântico e Índico.
Também haverá, na forma de recriações encenadas, diversas revisitações às obras de Luís Vaz de Camões e de Fernão Mendes Pinto. Um carrosel, cavalos e mostra de falcoaria são outras propostas para a zona envolvente ao forte de Santiago da Barra.
A abertura está prevista para dia 19 de Junho pelas 12 horas, segindo-se uma demonstração de voo livre.
Haverá depois momentos de música e de dança e representações de bufarinheiros e de latrineiros.
Ainda no primeiro dia, para as 19.30, no Recanto do Castelo, no Recanto do Castelo, está a ser preparada a evocação ‘Fernão Mentes? Minto’ e ara as 21.30, na Torre da Roqueta, ‘Camões na Intimidade’.
A organização realçou que se procurou criar um programa com actividades inclusivas e de interesse para públicos de idades diversas.
Para os mais novos estão a ser preparadas acções ‘Navegado-res de Palmo e Meio’, nos dias 21 e 22, com oficinas de escultura e de pintura a aguarela.
Todas as actividades são de acesso livre.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho