Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mentoria do InIPCA ajuda novos alunos
Revisão do PDM e parque industrial em Regadas são a aposta do município

Mentoria do InIPCA ajuda novos alunos

‘A Loja dos Brinquedos’ promove respeito e valorização da diferença

Mentoria do InIPCA ajuda novos alunos

Ensino

2019-09-18 às 12h44

Redacção Redacção

Programa tem como objectivo integrar os alunos que ingressam pela primeira vez num curso no IPCA.

Citação

O início do ano lectivo 2019/2020 no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) fica marcado pelo arranque do programa de mentoria InIPCA, um programa que visa promover uma integração plena, saudável, proactiva e, simultaneamente, contribuir para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela primeira vez num curso de licenciatura.
O InIPCA é um programa de mentoria de estudantes para estudantes, em que o mentor (estudante actual) assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos mentorandos (novos estudantes), para a promoção do seu bem- estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição.

Um ponto importante deste programa foi a formação recebida pelos mentores, que decorreu nos dias 10 e 11 de Setembro, num total de 7 horas. No final da formação, para além do certificado de “mentor” que habilita o estudante a participar no InIPCA, os estudantes vão ter ainda a possibilidade de incluir esta actividade no Suplemento ao Diploma.
Iniciado o período lectivo, os mentores tiveram oportunidade de se apresentarem aos seus pares dando a conhecer o seu papel e a forma como podem ajudar os colegas recém chegados a conhecer a instituição facilitando a sua integração. Segue-se agora o período de inscrição dos mentorandos e a distribuição dos mesmos por grupos no máximo de seis elementos.

Os tutores (docente representante de cada escola no projecto), acompanham de perto todo o processo e estabelecem a ligação entre os mentores, os mentorandos e os serviços e unidades orgânicas do IPCA.
O InIPCA é um programa que se estende ao longo do ano lectivo e compreende reuniões entre tutores, mentores e responsáveis pelo projecto; reuniões informais entre tutores e mentores; reuniões de mentoria formais (entre mentores e mentorandos) com o grupo atribuído a cada mentor. Realizar-se-ão, ainda, pelo menos, três reuniões formais entre todos os intervenientes no programa: Setembro, Fevereiro e Junho.
Este programa proporciona aos mentores o desenvolvimento de competências transversais e interpessoais e desenvolvimento de um sentido de cooperação e solidariedade. 

Aos mentorandos proporciona uma integração saudável e pró-activa no IPCA, o desenvolvimento de relações interpessoais e transversais, o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do IPCA e da cidade de Barcelos. O programa de mentoria InIPCA tem ainda como objectivo que mentores e mentorandos se apercebam de situações que possam ser consideradas problemáticas e desta forma combater o abandono escolar.
O programa arranca no ano lectivo 2019/2020 como projecto piloto aplicado aos cursos de licenciatura. No próximo lectivo pretende-se alargar o programa aos cursos técnicos superiores profissionais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho