Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
“Memórias da Devesa” fazem a história em Famalicão
UMinho recebe projeto “Armário 65”

“Memórias da Devesa” fazem a história em Famalicão

Reforço do número de contentores incentiva vianenses à reciclagem de papel de embrulho durante época festiva

“Memórias da Devesa” fazem a história em Famalicão

Vale do Ave

2019-04-18 às 15h00

Redacção Redacção

O Parque da Devesa lança hoje, neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o seu novo projecto intitulado 'Memórias da Devesa', com o objectivo de salvaguardar o passado e o legado daquele espaço.

O Parque da Devesa lança hoje, neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o seu novo projecto intitulado “Memórias da Devesa”, com o objectivo de salvaguardar o passado e o legado daquele espaço que sofreu profundas alterações com a construção do parque, valorizando as suas memórias, as vivências de quem lá morou, trabalhou ou utilizou para o seu lazer, etc.

Para isso, desafia todas as pessoas que detenham em sua posse fotografias, documentos, artigos, objectos, sobre aquele lugar, sobre as famílias que lá habitaram, as casas, sobre factos e acontecimentos relacionados com o espaço. Será reunido espólio material, mas também imaterial através de testemunho oral.

De resto, pretende-se com este projeto construir um arquivo de memória on line “Memórias da Devesa”, acessível a todos; estimulando e apoiando trabalhos de investigação; mantendo vivo o legado da “Devesa” e produzindo conhecimento histórico.

Para além deste trabalho, será desenvolvido paralelamente um levantamento de informação já conhecida e, eventualmente, já sistematizada, nomeadamente através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Fundo Local), Arquivo Municipal, Gestão Urbanística do município, entre outros.

Trata-se, por isso, de um projecto aberto no tempo, sendo que, em qualquer altura, se poderá fazer a incorporação e actualização de informação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.