Correio do Minho

Braga,

- +
Memória colectiva do Externato Delfim Ferreira vai ser plasmada em livro
“Colheita de 2020? Os apreciadores de vinho verde vão ser surpreendidos”

Memória colectiva do Externato Delfim Ferreira vai ser plasmada em livro

Prossegue a formação de agentes desportivos

Memória colectiva do Externato Delfim Ferreira vai ser plasmada em livro

Vale do Ave

2021-03-04 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Junta de freguesia de Riba de Ave vai editar livro que está a ser concebido por um grupo de antigos professores e alunos do colégio que fechou portas em 2019. Obra vai reunir testemunhos de docentes, directores, alunos e funcionários.

É com o objectivo de preservar a memória colectivo do antigo Externato Delfim Ferreira, de Riba de Ave, que um grupo de antigos professores e alunos vai escrever um livro que pretende eternizar as memórias daquele que foi o primeiro estabelecimento de ensino do concelho a ministrar o ensino secundário.
O projecto é promovido pela Junta de Freguesia de Riba de Ave, contando com o apoio do município local.
Bruno Marques, ex-aluno do colégio e um dos mentores do projecto, avançou, durante a apresentação do projecto, que a ideia surgiu em 2019, altura em que o estabelecimento de ensino privado encerrou portas, mas só foi “reavivada” um ano mais tarde.
Bruno Marques diz que o livro será concebido através da recolha de testemunhos de quem passou pelo externato, desde professores, directores, alunos, sem esquecer também os auxiliares de acção educativa. “Mais do que contar a história do externato, a ideia é, sobretudo, é recolher as sensações, os sentimentos, as experiências, as vivências daqueles que passaram pelo Externato Delfim Ferreira”, diz o coordenador do projecto, referindo que todos são convidados a colaborarem com o seu testemunho na elaboração deste memorial. “É com esses contributos que pretendemos fazer per- durar no tempo aquilo que era o Externato Delfim Ferreira”, diz Bruno Marques, adiantando que o núcleo de coordenação do livro é constituído por quatro ex-docentes e dois ex- alunos.
Todos os interessados podem fazer chegar o seu testemunho através do email edf.olivro@ gmail.com ou através a junta de freguesia.
O livro, que deverá ter entre 500 a 700 páginas onde serão reunidos cerca de quatro centenas de testemunhos, será apresentado em 2022, ano em que o externato completaria 60 anos de existência.
A coordenação conta lançar cerca de 1500 exemplares que serão colocadas à venda em vários pontos. Ainda sem valor definido, a presidente da junta de freguesia de Riba de Ave já fez saber que a verba angariada será investida no sector da educação.
Susana Pereira referiu que o Externato Delfim?Ferreira “é um pilar de Riba de Ave e o rosto do desenvolvimento social e histórico da vila”, e que este livro constitui uma forma de preservar o seu legado “para que a memória colectiva ficasse registada e pudesse ser transmitida às gerações futuras”.
O vereador da Educação da câmara de Famalicão sublinhou a determinação dos que pretendem preservar a memória de uma instituição por “tudo o que deu à comunidade e, desde logo, a eles próprios. “Essa preservação da memória não deixa de ser uma tónica de uma cidade, de uma comunidade que se quer educadora”, disse Leonel Rocha, enfatizando a importância que este colégio teve no concelho. “Foi determinante para as gentes daquela região, mas também para a população geral do concelho. Foi a primeira instituição a receber o ensino secundário e acolheu alunos de todo o concelho e até fora dele”, ressalva o vereador da câmara de Vila Nova de Famalicão.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho