Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
“Medida da liga é manobra de distração”
Isabel Estrada Carvalhais relatora para dossier da pesca do atum

“Medida da liga é manobra de distração”

Ponte de Lima avança alarga Rede de Esgotos na SAR1 EN306 Cabaços/Freixo

“Medida da liga é manobra de distração”

Desporto

2019-11-30 às 15h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Clube arsenalista revelou que não se vai associar à campanha do organismo, de redução do IVA sobre os espectáculos desportivos, prevista para este fim-de-semana, por considerar estranho o “ímpeto com que a Liga tem atacado a questão”.

Em nota enviada à imprensa, o clube liderado por António Salvador apontou agulhas à Liga, “estranhando o ímpeto com que tem atacado a questão do IVA”, revelando não se associar à campanha que esta tem idealiazada para este fim-de-semana, por considerar que “ela coloca o enfoque num tema avulso, cuja importância para os clubes e para os adeptos é muito relativa e que não tem impacto estrutural no crescimento do futebol português”.

O SC Braga começa por contextualizar o tema, assinalando uma reunião ocorrida a 17 de Outubro, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com o intuito de debater o crescimento do futebol português. Dessa reunião resultou a constituição de grupos de trabalhos com vista à concretização de algumas medidas. Um dos grupos dedicar-se-ia à área regulatória e fiscal, pretendendo ainda implementar outros pontos como a carga fiscal sobre os jogadores (IRS), o regime de tributação das socidades desportivas (IRC) e a descida do IVA de 23% para 6%, para além de outras medidas como a “alteração do regime jurídico dos acidentes de trabalho e do qual resultam encargos incomportáveis em termos de seguros.”

“Como é facilmente compreensível, está em causa um conjunto de medidas que serão revolucionárias para o futebol português e para o seu modelo de negócio, sendo fulcral que a voz conjunta da Federação, da Liga e dos clubes se faça ouvir para a consecução das propostas e para o sucesso de uma autêntica mudança que beneficie as competições, os clubes e os jogadores”, assinala a nota de imprensa do SC Braga, que refere depois estranheza na forma como a Liga Portugal vem “atacado a questão do IVA”.

“Neste quadro, o SC Braga estranha o ímpeto com que a Liga Portugal tem atacado a questão do IVA e informa que não se associa à campanha prevista para este fim de semana, por entender que ela coloca o enfoque num tema avulso, cuja importância para os clubes e para os adeptos é muito relativa e que não tem impacto estrutural no crescimento do futebol português”.
A tomada de posição do SC Braga resulta do facto de o clube entender que a questão do IVA deve ter sido em conta de uma forma conjunta com outras medidas na área fiscal e regulatória, considerando que “a campanha mdeiática que a Liga tem encetado é uma manobra de distração”.

“O SC Braga entende que a descida do IVA sobre os espectáculos desportivos deve integrar o conjunto de medidas na área fiscal e regulatória, mas reforça que a campanha mediática que a Liga Portugal tem encetado é uma manobra de distração que desvia o foco do essencial e que retira força a um projecto estrutural e conjunto que será uma revolução para o desporto português e que por isso mesmo deve unir todos os clubes e todas as estruturas do nosso futebol”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.