Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Maternidade exige às mulheres acompanhamento especializado
“Queremos fazer o melhor jogo e o melhor resultado possível”

Maternidade exige às mulheres acompanhamento especializado

Cónegos mais fortes e eficazes abatem galos muito macios

Maternidade exige às mulheres  acompanhamento especializado

Braga

2019-05-26 às 07h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Nas primeiras Jornadas da Maternidade realizadas, ontem, em Braga, foi deixado o alerta a todas as mulheres a viverem a maternidade em todo o seu esplendor, mas com o apoio de especialistas.

Sabia que 70 por cento das mulheres, em alguma fase da sua vida, sofreram de alguma disfunção do pavimento pélvico? Um pós-parto mal realizado é uma das causas deste problema de saúde, que pode ser evitado, pelo menos, na maior parte dos casos, basta as mães procurarem o acompanhamento correcto junto de profissionais especializados. A advertência foi deixada, ontem, nas I Jornadas da Maternidade realizadas, ontem, em Braga.
Profissionais de várias áreas, da saúde ao desporto, do sector público e privado, juntaram-se na Escola Dr. Francisco Sanches, para debater as principais questões relacionadas com o tema da maternidade, com ‘antes’ e o ‘depois’. Paulo Morais, da Coisas de Mamã - Centro de Apoio à Maternidade e Parentalidade - precisamente a entidade organizadora destas I Jornadas da Maternidade - explica que o objectivo é dar a conhecer alguns dos serviços disponíveis para que a mulher viva plenamente a sua maternidade, sem quaisquer problemas.
Paulo Morais entende que o serviço público de saúde “está formatado para trabalhar de maneira massificada, mas depois há questões mais individualizadas às quais não consegue responder, não porque não tenha resposta, apenas pode é não ser no imediato” de acordo com as necessidades do paciente.
O responsável refere que é, por isso mesmo, que os sectores público e privado têm e devem “trabalhar em complementaridade”, ajudando-se mutuamente, no sentido de “melhor servir a população”, explicando que foi por estas mesmas razões que nasceu o projecto ‘Coisas de Mamã’, actualmente implementado em Braga e em Guimarães com serviços de pré-parto com a preparação para o parto, pós-parto e intervenções.
“O que nos interessa a todos nós, enquanto profissionais da área da saúde e bem-estar, é fazer o melhor serviço para a grávida, aconselhando-a e acompanhando-a desde a concepção, à gravidez, ao parto e pós-parto”, frisou Paulo Morais.
“É com orgulho que vejo frequentemente ser notícia pela realização de importantes congressos nacionais e internacionais em áreas tão importantes como a saúde”, disse Sameiro Araújo, vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Braga (CMB), que ontem abriu as Jornadas da Maternidade, dando os parabéns à organização do evento.
“Esta é a prova de que o sector público e privado podem colaborar juntos e serem complementares, desde a partilha de conhecimentos aos serviços”.
Sameiro Araújo indicou que “a promoção de vida saudável, a preservação do ambiente, a prestação de cuidados de saúde ajustados à população e os cuidados na maternidade são preocupações do Município de Braga”.
“A CMB não quer substituir-se às entidades especializadas em áreas tão vastas como a saúde, mas pretende, sim, sensibilizar as entidades e estabelecer parcerias e redes com instituições públicas e privadas e a população para que a saúde e bem-estar de todos nós sejam cada vez mais valorizadas”, afirmou.
Ricardo Silva, autarca de S. Victor, participou no arranque dos trabalhos, onde disse que “a maternidade é um percurso de vida”, indicando que há vários apoios que devem ser dados às famílias, dando como exemplo o Gabinete de Apoio Social, Inserção Social e de Apoio à Vítima, a funcionar na respectiva junta.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.