Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Martinenses mostram devoção em grande festa a Santo António
gnration com programação recheada na estação quente

Martinenses mostram devoção em grande festa a Santo António

Vizela moderniza Parque das Termas

Martinenses mostram devoção em grande festa a Santo António

Cávado

2018-06-18 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Comunidade martinense ostentou o seu “orgulho” em pertencer a Martim, Barcelos, levando a cabo mais uma grande festa em honra do seu Santo António, onde religião e a vertente popular se uniram.

Citação

O Santo António vive-se em Martim, Barcelos, de uma forma verdadeiramente especial. Para a comunidade, este é um momento alto, em que todos os martinenses, famílias e amigos se juntam para celebrar o santo popular com toda a devoção, numa festa, actualmente gigantesca, com um grande cartaz artístico que atraiu milhares ao recinto festivo.
Um grupo de seis casais da terra constitui a Confraria de Santo António de Martim e leva a cabo a organização destas festividades antoninas durante três anos consecutivos, ao fim dos quais nomeia outros elementos.
Na festa deste ano, Rui Ramos preside à Confraria de Santo António, ao lado da esposa Paula Rodrigues e de outros cinco casais, designadamente, José Araújo e Rosa Fernandes, Marco Cardoso e Paula Gomes, Carlos Cruz e Isabel Barbosa, José Duarte e Antónia Castro e José Domingos e Maria Felicidade.

“Esta é uma festa com muita história na nossa terra, da qual nos orgulhamos muito, e a adesão dos martinenses e não só tem sido fantástica, fazendo-nos sentir que, apesar de todo o trabalho ao longo do ano, valeu a pena”, confessou o presidente da confraria. “De facto o Santo António é o nosso santo de eleição e esta é uma festa de referência no concelho de Barcelos”, atirou.
Marco Cardoso, outro elemento da organização da festa, revela que a Confraria de Santo António de Martim conta com mais de 700 anos de existência, sendo uma das mais antigas do país, e é responsável, pelo menos há 50 anos, da Festa de Santo António de Martim.
“Sentimos estas festividades em honra de Santo António de forma muito especial e há quem diga que foi nesta Capela de Santo António que pernoitaram, em momentos diferentes de passagem da corte, D. Afonso Henriques e a rainha D. Isabel II”, evidenciou Marco Cardoso.

José Duarte, que integra também esta confraria, dá conta do seu “orgulho” em viver em Martim. “Casei cá, já vivo cá há 25 anos, e estou muito agradecido ao Santo António, em quem deposito grande fé, mas também a todos os martinenses, que me ajudaram quando passei um momento muito difícil na minha vida e que foram muito solidários comigo, pelo que lhes estarei sempre grato”, disse, emocionado.
Um dos momentos altos das festividades foi a oferta do pão abençoado a todos os martinenses no Dia de Santo António - 13 de Junho. Ao todo, foram distribuídos 1200 pães, que as pessoas levam para casa e há até quem o preserve durante muito tempo.
A confraria faz questão de agradecer o apoio do padre Aurélio e de todos os patrocinadores e martinenses em geral que tornaram possível a concretização de mais umas grandes festas antoninas.

Majestosa procissão foi momento alto de fé

Depois da missa cantada pelo Grupo Coral de Martim, ontem de manhã, na Capela de Santo António, a tarde ficou marcada pela majestosa procissão com vários andores, muitos figurados e os martinenses e famílias a prestarem solene homenagem ao santo popular, ao som da Fanfarra de Majoretes de Vizela e da Banda Velha de Barroselas, Viana do Castelo.
Este é outro dos momentos altos da festa de cariz mais reliogioso e que a comunidade tem gosto em participar. Mas a festa mais popular arrancou precisamente no dia de Santo António (13), prolongando-se até ontem, com muita animação e espectáculos, que incluiram espectaculares sessões de fogo-de-artifício, um festival de folclore, e uma noite de sábado com o concerto de Diogo Piçarra a atrair milhares.

Para Narcisa Vilaça, de Martim, o Santo António “é uma festa especial, que faz parte de nós e das nossas tradições e da qual todos nos orgulhamos pela convivência que proporciona”. Palavras corroboradas pelo jovem estudante Afonso, que destaca o facto de a festa se preparar o ano inteiro para dar “o melhor” à comunidade.
O presidente da Junta de Freguesia de Martim, António Carvalho, diz que a festa faz jus à tradição católica do povo de Martim, mas é também ponto de encontro entre todos os martinenses, suas famílias e amigos. “Nesta altura as famílias quadriplicam, pois todos têm muito orgulho em ser de Martim e em participar nestas festividades dedicadas a Santo António, de quem os martinenses são grandes devotos”, afirmou o autarca da freguesia de Martim, António Carvalho, enaltecendo “o excelente cartaz”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho