Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Marcelo Rebelo de Sousa: “Este Forum é o retrato do presente e futuro de Braga”
Victor Mendes: “Parque escolar do concelho está devidamente requalificado”

Marcelo Rebelo de Sousa: “Este Forum é o retrato do presente e futuro de Braga”

Comunidades Intermunicipais anseiam pelo reforço de verbas para investimentos

Braga

2018-09-12 às 06h00

Paula Maia

Presidente da República diz que a polivalência do novo equipamento representa um início de um novo ciclo para o concelho, a região e país.

Não foi só na qualidade de Presidente da República mas, sobretudo, de “munícipe do coração” que Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, ontem, à inauguração oficial do Altice Forum Braga. Na sua primeira visita ao equipamento que vai colocar Braga na rota dos maiores eventos nacionais e internacionais, o Presidente de República não poupou nos adjectivos para classificar este novo centro nevrálgico que quer ver ao serviço não só do concelho e da região, mas principalmente dos vários ‘Nortes’ , do país, da Europa e do Mundo.
Classificando esta como uma obra “esmagadora”, Marcelo Rebelo de Sousa destacou também a sua polivalência porque permite acolher espectáculos desportivos, culturais, congressos, iniciativas de empreendedorismo, económicas, empresariais, académicas, nas palavras o Presidente da República “dá para tudo”.
“Dá para tudo não numa perspectiva de Braga, ou sequer da sua área metropolitana ou dos ‘Nortes’, mas do país e numa abertura internacional”, referiu o chefe de Estado na visita que efectuou aos vários espaços que integram o Altice Forum Braga.

Tecendo rasgados elogios ao percurso “contínuo” que ?Braga tem trilhado ao longo das décadas, quer do ponto de vista cultural, social, de incentivo à criação e ao empreendedorismo, Marcelo Rebelo de Sousa não tem dúvidas de que o concelho entra agora “numa nova era, num novo ciclo” que constitui “um salto qualitativo”.
Nesse sentido, reconhece “o mérito excepcional” de uma iniciativa que, uma vez mais, frisa não ser local, regional, mas nacional e de vocação universal.
O Altice Forum Braga, diz Marcelo Rebelo de Sousa, retém o contraste entre o passado e o futuro. “Braga sempre foi história, património, cultura e religião, raízes, vivência colectiva, determinação e sentido comunitário. E foi tantas vezes iniciativa pioneira, desassombro académico, energia empresarial, vo- cação para obras e infraestruturas, vontade de constituir um pólo a Norte”, comenta o chefe de Estado que, mesmo perante esta herança singular, diz que ficou claro que o concelho foi também líder de juventude e, portanto “líder de dinamismo social, de incentivo acrescido à inovação, à criatividade, ao novo empreendorismo”, processo que foi feito “por fases”, mas que hoje conhece um novo ciclo.

Quanto ao novo Altice Forum Braga, Marcelo pretende que acompanhe o patamar de excelência e crescimento que o concelho tem atingido, nomeada- mente ao nível do crescimento das exportações (3.º no ranking nacional), ao nível da criação de emprego (média anual de dois mil postos de trabalho), situando-se também no quarto lugar como melhor concelho para se viver e um dos melhores para se fazerem negócios, sem esquecer a referência a outros pontos de destaque como o INL, a Escola de Medicina da UMinho, o Hospital de Braga, a Bosch, a StartupBraga, entre outros.
Por isso, não esqueceu o papel de responsabilidade que o equipamento assume no futuro da região e do país.
Responsabilidade porque espera que o novo equipamento corresponda às expectativas em várias áreas, desde as actividades económica, cultural, promovendo também a igualdade social entre todos, não só dos bracarenses, mas do que chegam dos mais variados pontos.
Futuro porque “sendo para todos, ele é de um modo especial para os mais jovens. E esta tem sido a grande aposta de Braga: a juventude”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.