Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
MARB sensibiliza crianças para a luta contra o cancro
Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

MARB sensibiliza crianças para a luta contra o cancro

Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

MARB sensibiliza crianças para a luta contra o cancro

Braga

2023-02-04 às 20h33

Redacção Redacção

Neste contexto, as crianças foram informadas pela nutricionista Analisa Neto que o consumo de gordura saturada, de carnes vermelhas e enchidos, o excesso de calorias, açucares e sal, bem como os alimentos tostados são fatores de risco alimentar pelo que devem ser evitados ou, pelo menos, deve ser reduzido o seu consumo.

Citação

Realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 15ª sessão do ano letivo 2022/2023 do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 12.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico da escola EB Fradelos, EB Aveleda e EB Estação, do Concelho de Braga, acompanhados pelas professoras Conceição Vilaça, Claúdia Pliteiro, Paula Fontainhas, Sílvia Silva e Patrícia Sampaio.
O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CANCRO, assinalado a 4 de fevereiro, foi o tema desta semana no MARB, tendo a equipa de monitores do PROGRAMA 5 AO DIA efetuado uma ação de sensibilização junto das crianças participantes para a importância de uma alimentação saudável e variada, rica em frutas e legumes, como contributo importante para a prevenção do cancro.
Recorde-se que, segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro, a incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal. Aproximadamente 1/3 de todas as mortes por cancro estão relacionadas com uma dieta desadequada e ausência de atividade física, entre as quais se destacam o baixo consumo de hortofrutícolas e o excesso de peso ou obesidade. Aproximadamente 75% a 80% da maior parte dos cancros são causados por fatores associados ao estilo de vida, 30% estão direta ou indiretamente relacionados com a nutrição e que 40% podem ser evitados com mudança no estilo de vida.
Neste contexto, as crianças foram informadas pela nutricionista Analisa Neto que o consumo de gordura saturada, de carnes vermelhas e enchidos, o excesso de calorias, açucares e sal, bem como os alimentos tostados são fatores de risco alimentar pelo que devem ser evitados ou, pelo menos, deve ser reduzido o seu consumo.
A nutricionista informou ainda que alimentos diferentes podem combater o cancro de maneira diferente e, por isso, a alimentação deve ser sempre variada, equilibrada e associada à prática regular de exercício físico, pelo que, deve-se dar preferência às carnes brancas, como as aves e o coelho, e ao peixe, como a sardinha, a cavala e o salmão, uma vez que estes peixes gordos são ricos em ómega-3 que protegem contra o cancro. Também se deve privilegiar o consumo de hortofrutícolas, leguminosas e cereais integrais que, pelas suas características antioxidantes e anticancerígenas e de fortalecimento do sistema imunitário, contribuem para a prevenção de cancro. Por fim, ainda sugeriu às crianças o consumo diário de duas sopas de legumes e de três peças de fruta, aliado ao consumo de cereais integrais.
Recorde-se que o PROGRAMA 5 AO DIA tem como principal objetivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.
No presente ano letivo de 2022/2023 já participaram no PROGRAMA 5 AO DIA do MARB mais de meio milhar de crianças, sendo que, desde o início desta iniciativa o PROGRAMA 5 AO DIA chegou a cerca de 18.000 crianças.
Na próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro, ocorrerá a 16ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB Tebosa, EB Ruílhe e EB Arentim, do concelho de Braga.

Mercado Abastecedor da Região de Braga, 2

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho