Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Manuel Tibo confia no futuro de Terras de Bouro apesar da interioridade
Mart'Nália trouxe o samba a Ponte da Barca

Manuel Tibo confia no futuro de Terras de Bouro apesar da interioridade

Gabinete Girassol promoveu ações de sensibilização sobre a “violência no namoro”

Manuel Tibo confia no futuro de Terras de Bouro apesar da interioridade

Cávado

2021-10-18 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro reivindica medidas de coesão territorial. O concelho que vai governar durante mais quatro anos precisa de investimentos em infraestruturas básicas.

“A nossa terra tem futuro apesar da interioridade”, declarou ontem o reeleito presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, que inicia o seu segundo mandato com confortáveis maiorias absolutas na vereação e na Assembleia Municipal.
Numa crítica ao poder central, o autarca social democrata afirmou, na cerimónia de instalação dos novos órgãos municipais, que “ o interior tem sido muito falados, mas nada ou quase nada beneficiado”, alegando que “é determinante e urgente que efectivamente a coesão territorial seja uma realidade”.

Reconheceu que “temos ainda muito a fazer em infraestruturas básicas, como o saneamento, abastecimento de águas, sistema de recolha de lixo e acessibilidades”, reconheceu o autarca social democrata, mas que o futuro do concelho “está nas nossas gentes, nas empresas, nos campos, mas também, e muito, na educação, na cultura e no turismo”. Manuel Tibo identificou o turismo como a principal actividade económica do concelho, mas alertou que o mesmo “não se pode resumir aos meses de Julho e Agosto”, sendo necessária “imaginação, coragem e vontade de rasgar horizontes e ir mais além pelas nossas gentes”.

O edil terra-bourense sinalizou o “grave problema de desertificação demográfica”, considerando que é urgente “inverter esta tendência”, garantindo “a qualidade de vida dos que cá moram” como prioridade do seu novo mandato. A atracção de novos residentes far-se-à com investimento na economia verde e na agricultura, utilizando “as forças do concelho para criar emprego”. O presidente da Câmara de Terras de Bouro expressou que “é o amor a Terras de Bouro” que o faz “estar disponível”, reconhecendo “a grandeza do desafio” que aceitou abraçar, o qual “não é uma missão de facilidades”. Ontem, Manuel Tibo disse contar “com um Município capaz de ser um produtor efectivo do desenvolvimento e qualidade de vida”.

PSD em peso na instalação de uma Câmara sem oposição

Manuel Tibo reconquistou para o PSD a Câmara Municipal de Terras de Terras, desta vez com o pleno dos cinco lugares da vereação. Na Assembleia Municipal, os sociais democratas têm 12 eleitos directos e outros tantos presidentes de Junta de Freguesia, contra apenas dois eleitos do PS, um do Chega e um autarca de freguesia independente.
O PSD marcou, por isso, presença significativa na cerimónia de instalação dos órgãos municipais, com o eurodeputado José Manuel Fernandes, o vice-presidente da comissão política nacional André?Coelho Lima e os presidentes das câmaras municipais de Braga, Vila Verde, Amares e Vieira do Minho a ocuparem lugares nas primeiras de uma tenda cheia de outros convidados e muitos cidadãos anónimos.

Com animação musical da dupla terrabourense ‘Heartbreakers’, a cerimónia teve um momento mais emotivo para Manuel Tibo quando o poeta e amigo João Luís Dias dedicou um poema ao autarca.
No seu discurso de tomada de posse, Manuel Tibo recordou o pai “não se calaria” perante os resultados que o filho obteve nas eleições autárquicas de 26 de Setembro: mais de 76 % de votação para a Câmara Municipal, ficando sem oposição no executivo.
Ontem, Augusto Braga foi reeleito presidente da Assembleia Municipal de Terras de Bouro com 24 votos a favor e três brancos.
Prometeu um mandato com “isenção, transparência e equidistância”, em “lealdade para com o executivo eleito”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho