Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
‘Manjerico’ da Pastelaria S. João é o doce oficial das festas até 2027
Greve dos procuradores paralisa tribunais e cancela julgamentos em todo o país

‘Manjerico’ da Pastelaria S. João é o doce oficial das festas até 2027

Avançado Gustavo Varela reforça Gil Vicente por empréstimo do Benfica

‘Manjerico’ da Pastelaria S. João é o doce oficial das festas até 2027

Braga

2025-06-14 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

AEB anunciou ontem que o ‘Manjerico’, um bolo criado pela Pastelaria S. João, é o vencedor do 4.º Concurso Doce Sanjoanino. Iniciativa tam a parceria da Associação de Festas de São João de Braga.

Citação

O ‘Manjerico’, criado pela Pastelaria S. João, foi o vencedor da 4.ª edição do Concurso Doce Sanjoanino, promovido pela Associação Empresarial de Braga (AEB), e será o doce oficial das festas da cidade para o triénio 2025/2027.
Este concurso, que tem a parceria da Associação de Festas de São João de Braga e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, registou ainda a participação da Doçaria Cruz de Pedra - Sàbiá, da Doçaria São Vicente e da Bolofresco - Pastelaria. As três foram contempladas com menções honrosas, “reconhecendo a qualidade das suas propostas”, na cerimónia de divulgação do vencedor, realizada ontem à tarde, nas sede da AEB.
O júri, constituído por representantes da AEB, da Associação de Festas e do Turismo do Porto e Norte, “teve uma tarefa difícil”, revelou Rui Marques, director geral da AEB.
Originalidade, sabor, apresentação e alusão ao tema proposto foram os quatro requisitos com que o júri avaliou cada doce submetido a concurso.
“Estavam todos excelentes”, acrescentou Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, destacando que “o vencedor foi consensual”.
Rui Marques destacou também que este concurso é promovido com o intuito de “estimular a inovação e a criatividade na pastelaria, um sector que é muito expressivo nesta região”.
O director-geral da AEB deixou um desafio às pastelarias que participaram nesta iniciativa para que “agora comercializem estes doces que criaram”.
Rui Marques aproveitou ainda para agradecer a Firmino Marques o trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos sete anos enquanto presidente da Associação de Festas de São João de Braga, relembrando a importância das sanjoaninas para a economia local. Recorde-se que as expectativas da AEB para estas edição do São João apontam para 1,3 milhões de visitantes e um impacto económico na ordem dos 23 milhões de euros.
Firmino Marques agradeceu à AEB, realçando que esta associação “é um parceiro incontornável das Festas de São João”.
Sobre o concurso, o presidente da Associação de Festas referiu que “esta é mais do que um concurso: é uma forma de eternizar o São João de Braga através da criatividade dos nossos pasteleiros”. Firmino Marques realçou ainda que esta edição do Concurso Doce Sanjoanino decorre “no fecho de um conjunto de sete anos dedicados ao São João”, sendo este o culminar de um percurso em que o objectivo foi sempre “fazer um S. João melhor do que o do ano anterior”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho