Correio do Minho

Braga, terça-feira

Mamoa de Lamas espera classificação como bem cultural
Porta do Mezio vai ter reserva para observar as estrelas até ao final de 2019

Mamoa de Lamas espera classificação como bem cultural

Do ultrasónico Diogo à classe de André numa goleada de esperança

Braga

2019-02-11 às 09h09

Redacção

Descoberta em Fevereiro de 1993, a Mamoa de Lamas, situada na freguesia de Lamas, pode vir a ser classificada como bem cultural de interesse municipal. Proposta vai hoje a votação.

A proposta de classificação da Mamoa de Lamas, situada na freguesia de Lamas, como Bem Cultural de Interesse Municipal é hoje votada pelo executivo municipal de Braga.
De acordo com a proposta hoje apresentada, “estão reunidas as condições para determinar a abertura do procedimento de classificação como Bem Cultural de Interesse Municipal, da denominada Mamoa de Lamas, também denominada como Mamoa de Leiras das Mamas e correspondente Zona Especial de Protecção”.

Caso a referida proposta venha a ser aprovada, deverá ser feita a comunicação à Direcção Regional de Cultura do Norte/Direcção de Serviços dos Bens Culturais.
De destacar que a Mamoa de Lamas foi descoberta em Fevereiro de 1993, aquando de obras de desaterro para construção de uma urbanização, numa colina bem destacada do vale do rio Ledo ou da Veiga, afluente da margem esquerda do rio Este. O monumento estava intacto, tendo sofrido, na altura, uma destruição significativa que lhe afectou os sectores Norte, Sul e Este.

Trata-se de um monumento megalítico com idade aproximada de 3000 a.c., que apesar de ter sido parcialmente mutilado, foi alvo de um significativo investimento científico, de valorização museológico e patrimonial.
A área onde se situa a Mamoa de Lamas, na Rua da Mamoa, naquela freguesia de Braga, encontra-se vedada e acessível a visitas do público.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.