Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Mais novos são alvo de estratégia ambiental
Feira semanal à francesa aproveita Agosto antes do rebuliço das obras

Mais novos são alvo de estratégia ambiental

Torcatense vence Maria da Fonte no arranque do Campeonato de Portugal

As Nossas Escolas

2018-03-07 às 11h22

Redacção

Escola + Verde é um dos projectos inseridos na estratégia ambiental do Município de Vila Verde. Mais novos estão a ser sensibilizados nas escolas.

O Município de Vila Verde está a implementar uma estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável, investindo num conjunto articulado de iniciativas de sensibilização ambiental. O papel fundamental das autarquias locais na informação/formação ambiental dos seus munícipes. É com base nesta convicção que a Câmara Municipal de Vila Verde tem vindo, ao longo dos últimos anos, a desenvolver e a dinamizar projectos e iniciativas que procuram contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada, justificou o vereador do Ambiente da autarquia, Patrício Araújo.

O projecto Escola + Verde é uma iniciativa do Município de Vila Verde, actualmente implementado em todos os estabelecimentos do 1.º ciclo e do pré-escolar do concelho, que tem co- mo principal objectivo promover uma cidadania activa e participativa valorizando acções de sustentabilidade desenvolvidas por cada escola.
A EB Monsenhor Elísio de Araújo recebeu a primeira sessão que contou com participação dos alunos do 4.º ano deste estabelecimento de ensino e da EB de Lanhas. Ainda no mesmo dia, outra sessão teve lugar na EB de Atães, que contou também com a participação dos alunos da EB de Aboim da Nóbrega.

Pretende-se fomentar uma nova consciência que sirva de base para um concelho cada vez mais comprometido com as questões ambientais, contribuindo para uma melhor preservação e gestão dos recursos naturais existentes e promovendo a adopção de práticas sustentáveis, explicou ainda o vereador responsável pela tutela do Ambiente.
No seguimento da aposta que tem vindo a ser feita ao nível da educação ambiental, vão ter lugar um conjunto de sessões de sensibilização ambiental destinadas aos alunos do 4.º ano de escolaridade do concelho de Vila Verde, promovidas pelo município em articulação com o Grupo EcoRede/Rede Ambiente, adiantou ainda aquele responsável.
Esta parceria, continuou o vereador, pressupõe o desenvolvimento de processos educativos que contribuam para a estruturação de uma sociedade sustentável nas suas vertentes económica, social, institucional e am- biental, bem como a salvaguarda da biodiversidade e o equilíbrio dos ciclos naturais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.