Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Mais de um milhão de lâmpadas a iluminar o São João de Braga
Bilharistas vianenses Henrique Correia e Vânia Franco recebidos na Câmara Municipal depois de se sagrarem campeões europeus

Mais de um milhão de lâmpadas a iluminar o São João de Braga

“Queremos fazer o melhor jogo e o melhor resultado possível”

Mais de um milhão de lâmpadas  a iluminar o São João de Braga

Braga

2019-06-15 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

FESTIVIDADES batem este ano um recorde do número de lâmpadas aplicadas nas ornamentações espalhadas pelas várias ruas da cidade. A cor e brilho que dão vida às ornamentações durante o dia multiplicam-se agora durante a noite.

Foi um momento verdadeiramente grandioso aquele que os bracarenses assistiram na primeira noite das festividades do São João de Braga, a maior festa popular do país. Ao cair da noite, e dando tonalidade às cores que durante o dia pintam as ruas da cidade, mais de um milhão de lâmpadas ganharam vida para não mais se apagar até ao próximo dia 24.
‘Faça-se luz!’ foi o nome que a Associação de Festas de São João de Braga deu ao momento que simbolizou a ligação das mais de um milhão de luzes que este ano estão espalhadas por diversas ruas da cidade e que dão um colorido único às ornamentações sanjoaninas.

Este é um verdadeiro recorde no que diz respeito ao número de lâmpadas utilizadas nas ornamentações que este ano trazem outra surpresa aos bracarenses e visitantes: um balão gigante que está localizado no Monte do Picoto e que está coberto por 12 500 lâmpadas! Mais um símbolo que promete ficar bem visível até ao final das solenidades.
“Todos os bracarenses de forma particular, assim como os que nos visitam, têm um gosto especial pelas ornamentações. E a ornamentação é também iluminação”, referiu Firmino Marques que este ano assume a presidência da associação de festas.

“Este é um momento de dinamizar a alegria que o São João nos traz nesta época”, explicou ainda o dirigente que elogia as ornamentações deste ano que se traduzem não só pela sua cor, mas também pela homenagem que rendem aos Gigantones e Cabeçudos, figuras que muito caracterizam as maiores festividades de Braga.
“Esta ornamentação rende uma homenagem a todos os que tem vindo a melhorar o São João de há dezenas de anos até agora”, atira ainda Firmino Marques, parabenizando a entidade responsável pela concepção das ornamentações. “O objectivo foi res- suscitar a memória das festas populares, com as figuras dos cabeçudos, dos bombos, do cavaquinho, da braguesa, ou seja, com os elementos mais tradicionais”.
Ao CM, Abel Rocha, responsável pelas ornamentações de São João nos últimos anos, adiantou que as decorações escolhidas para este ano têm um traço “mais popular”, permitindo às pessoas identificarem-se mais com o espírito genuíno desta festa popular.

Quanto ao número de lâmpadas utilizadas, Abel Rocha, explica que entre as mais de um milhão estão não só lâmpadas tradicionais, mas também muitas micro-lâmpadas e Led’s.
De acordo com o responsável as ornamentações do São João de Braga apresentam características que as distinguem das demais: “são ornamentações vivas, quer de dia, quer à noite”, afirma Abel Rocha, acrescentando que o brilho e cor presentes nas ruas de Braga por estes dias “são multiplicadas à noite com o acordar das luzes”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.