Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mais de 600 mil euros para Rua Costa Gomes
André Pinto vence Testes de Apuramento para a Seleção Nacional

Mais de 600 mil euros para Rua Costa Gomes

Mercado Municipal de Famalicão reabre ao público após obras de renovação e de requalificação

Mais de 600 mil euros para Rua Costa Gomes

Braga

2021-03-05 às 10h14

Redacção Redacção

Concurso público para a obra de requalificação da Rua Costa Gomes foi lançado esta semana. Via passou para a tutela do município recentemente.

Concurso público para a obra de requalificação da Rua Costa Gomes, na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, foi lançado esta semana. “Foi necessário o Município de Braga solicitar a transferência desta via para a sua tutela, elaborar o projecto e disponibilizar-se a custear o investimento a realizar para que o mesmo esteja em vias de se tornar realidade”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
A rua vai ser alvo de uma intervenção profunda de requalificação, numa empreitada com um valor global de 614 mil euros. Esta era uma via que estava sob a tutela da Infra-estruturas de Portugal (IP) e que, a pedido da autarquia e devido à falta de vontade demonstrada pela IP em efectuar a urgente intervenção, passou recentemente para a tutela municipal, passo que permite agora a obra tão aguardada.

“O estado de degradação da rua provocou, ao longo de vários anos, sucessivas queixas de moradores e dos diferentes executivos da junta de freguesia”, recordou Ricardo Rio.
Fruto de auscultações junto da população e junta de freguesia, o projecto contém contributos de moradores e comerciantes da rua, nomeadamente no que se refere à criação de zonas de cargas e descargas.
A obra privilegia os princípios da mobilidade urbana, indo muito além de uma mera repavimentação. Aposta nos modos activos de transporte (pedonal, ciclável e colectivo), na diminuição do ruído e da emissão de gases poluentes e no aumento do conforto e segurança de quem ali circula diariamente. A intervenção prevê igualmente o aumento dos passeios e o ordenamento de trânsito.

A empreitada engloba, para além da requalificação da Rua Costa Gomes, todos os arruamentos e largos a esta adjacentes, nomeadamente a Travessa de Milhão, o Largo da Capela, a Rua 5 de Outubro, a Rua dos Artesãos de Real e a Av. S. Frutuoso. Se os prazos decorrerem dentro da normalidade, a intervenção será concluída até ao final do ano, tendo um prazo máximo de execução de 180 dias.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho