Correio do Minho

Braga, sábado

Mais de 350 crianças desfilam e inundam a cidade de alegria
REN doa veículo à Engenho

Mais de 350 crianças desfilam e inundam a cidade de alegria

Vila Verde: Já namoras? 2018 Linha de utensílios inspirados nos motivos dos Lenços Namorar Portugal

Braga

2018-02-09 às 06h00

Marlene Cerqueira

Desfile da Unisol contou este ano com apenas quatro instituições, mas que deram bem conta do recado. Desfilaram 354 crianças que inundaram a cidade de cor, alegria e muita animação.

Três centenas e meia de crianças desfilaram ontem pelo centro de Braga em mais um evento promovido pela UNISOL - Unidas na Solidariedade. Este ano, o desfile, que tradicionalmente acontece na quinta-feira antes do dia de Carnaval, contou apenas com a participação de quatro instituições. As restantes cancelaram a presença devido ao frio.

Associação da Creche de Braga, Patronato Nossa Senhora da Luz, Centro de Solidariedade da Imaculada Conceição e Infantário de Santa Ana da Irmandade de Santa Cruz foram as IPSS resistentes e pode dizer-se que tiveram sorte. São Pedro ajudou à festa, pois na altura da concentração e desfile praticamente não se sentia vento o que atenuou a sensação de frio de quem participava e de quem assistia ao desfile.

Precisamente por causa do frio, a organização decidiu iniciar a concentração e desfile uma hora mais tarde do que o habitual e também encurtar o percurso do cortejo.

As crianças saíram da Praça da República, junto à Arcada, seguiram pela Avenida da Liberdade, Largo Carlos Amarante, Rua do Castelo, terminando novamente no centro da cidade.

Como é habitual, este movimento de crianças deu um colorido diferente e animado ao centro de Braga, que se encheu também com os familiares que não quiseram perder o desfile dos seus mais pequenos.
A Associação da Creche de Braga participou com o grupo mais numeroso: 180 crianças, dos três aos seis anos de idade.

Nós cuidamos do planeta foi o tema que a instituição escolheu para este desfile, indo de encontro ao seu projecto educativo.

Armanda Vieira, directora pedagógica, contou que os meninos estavam muito ansiosos e entusiasmados pelo desfile, que é um dos momentos mais esperados do ano.

À pergunta se temiam o frio, a responsável realçou que as crianças estavam bem agasalhadas, o que se facto se podia verificar.

A Irmandade de Santa Cruz participou no desfile com 70 meninos do Infantário de Santa Ana. Tendo subjacente o tema O amor e a amizade anda de mãos dados, as crianças construíram corações que ostentaram no tronco e onde escreveram o nome dos amigos. Foi uma ideia simples, mas que visualmente resultou muito bem.

Alcina Vieira, a directora pedagógica, contou que também estas crianças estavam muito expectantes sobre a participação no desfile. Confesso que ainda receamos o frio, mas está a correr muito bem. Elas estão muito felizes por participar e o frio nem está tão intenso como se temia, referiu ao Correio do Minho.

Já o Patronato Nossa Senhora da Luz desfilou com 60 crianças do pré-escolar. Cada sala trabalhou os trajes de acordo com os temas que tem vindo a abordar.
Sofia Cunhal, a coordenadora, referiu que os meninos adoram participar no desfile.

Eles estavam super-ansiosos por este momento. Estão muito bem agasalhados, realçou a educadora, que à pergunta se não temia a consequência do frio nas crianças respondeu que temia muito mais espaços fechados com ar condicionado. Esses sim, são perigosos!

Finalmente o Centro de Solidariedade da Imaculada Conceição participou com 44 crianças. Semear igualdade, respeitar as diferenças foi o tema desta instituição que deixou ao critério dos pais decidir do que mascarar os filhos. No nosso desfile temos representados os cidadãos de todos os continentes. A nossa ideia é demonstrar a diversidade que há no mundo e que todos somos iguais nessa diversidade, explicou a coordenadora pedagógica Natália Rego.

A responsável realçou ainda que este desfile foi mais um pretexto para envolver os pais e encarregados de educação na vida da instituição.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.