Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mais de 140 quilómetros divididos por 13 percursos pedestres
Um ano de comemorações do universo camiliano

Mais de 140 quilómetros divididos por 13 percursos pedestres

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Mais de 140 quilómetros divididos por 13 percursos pedestres

Cávado

2021-12-06 às 18h18

Redacção Redacção

Os 13 percursos estão sinalizados, propiciando o conhecimento dos patrimónios que formam este território. Patrimónios naturais e edificados, desde os povoados castrejos até às intervenções de arte urbana que complementam o percurso cultural de Esposende.

Citação

São ofertas com uma forte componente ambiental, aquelas sugeridas pelos 13 percursos pedestres que o concelho de Esposende tem sinalizados. O desafio estende-se por mais de 140 quilómetros em percursos pelas margens do Atlântico, dos rios Neiva e Cávado, ou pela arriba fóssil, em trilhos bordejados de património natural, com miradouros que propiciam inspiração e captação de instantâneos, entre faróis, moinhos de vento ou povoados pré romanos.
Os 13 percursos estão sinalizados, propiciando o conhecimento dos patrimónios que formam este território. Patrimónios naturais e edificados, desde os povoados castrejos até às intervenções de arte urbana que complementam o percurso cultural de Esposende.
Desde os miradouros naturais, no cimo dos montes, avistam-se vales e quintas de intensa produção agrícola, cursos de água e trilhos que, por esta altura do ano, com a queda da folha, apresentam uma paleta de tons diversos de amarelo e vermelho e transformam o chão num tapete que apetece calcorrear. Pelo território estão disseminados vários 14 postos de observação e miradouros, locais aprazíveis que permitem observar mais de uma centena de aves que escolhem os estuários do Cávado e do Neiva para hibernar, durante as migrações.
A natureza impera, mas há marcas que o homem deixou desde a pré-história, como os dolmens e menires – mais de três dezenas em Esposende, sobretudo no planalto de Vila Chã -, povoados pré-romanos ou castros que esclarecem modos de vida das primeiras comunidades sedentárias, vestígios medievais e navios naufragados. Toda a História está em Esposende e, das fases mais recentes, encontramos edifícios de todas as épocas e estilos e obras de arte urbana que apontam a modernidade.
Restos de uma ruralidade ancestral encontram-se em moinhos e azenhas, outrora ao serviço da moagem do milho, numa sustentabilidade que ainda se observa nos recursos marinhos, do pilado e do sargaço, que removem das praias e fertilizam os campos em masseira, numa forma de agricultura única no mundo.
Os percursos são uma forma de animação para complementar as ofertas turísticas já existentes no concelho, onde predomina a vertente sol-praia, enquadrando-se estrategicamente num dos produtos turísticos de aposta para Esposende no Turismo de Natureza.
E como quem gosta de conhecer vai, nestes ecorroteiros que o Município de Esposende disponibiliza a quem visita o concelho, interlaça-se o roteiro da Arquitetura Modernista, viagem que nos transporta ao século passado, às décadas de 40 a 70, e ao encontro de obras únicas, desenhadas por aqueles que estiveram na génese das importantes escolas de arquitetura portuguesas. São 18 casas, da autoria de 14 arquitetos. Mais pormenores em: https://www.visitesposende.com/pt/fazer/roteiros/roteiro-arquitetura-modernista
A toda esta oferta de percursos, Esposende é ponto de passagem do “Caminho da Costa” para Santiago de Compostela, do “Caminho para S. Bento da Porta Aberta”, que inicia em Fão e segue, ao longo de 70 quilómetros, até Terras de Bouro, além das ecovias do Litoral Norte que se estende pelo litoral do concelho e a ecovia do Cávado que segue as margens do rio.
As informações sobre os percursos pedestres poderão ser obtidas no Portal de Turismo do Município (https://www.visitesposende.com/pt/fazer/percursos) ou em diversos suportes, tais como o Guia dos Percursos Pedestres e as Brochuras individuais, disponíveis no Centro de Informação Turística.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho