Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Mais de 100 cursos respondem às exigências da era digital
Colapso da chaminé da antiga fábrica Alvorada

Mais de 100 cursos respondem às exigências da era digital

São Pedro ouviu preces bracarenses e permitiu a saída da procissão Ecce Homo

Mais de 100 cursos respondem  às exigências da era digital

Ensino

2025-02-20 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

‘UMinho Mais Digital’, assim se intitula o projecto lançado ontem pela UMinho que contempla mais de 100 cursos de curta duração. Responder às exigências da era digital é o objectivo.

Citação

Respondendo à crescente necessidade de qualificação tecnológica, a Universidade do Minho (UMinho) acaba de lançar o projecto ‘UMinho Mais Digital - Competências para o Futuro’, uma iniciativa que contempla mais de 100 cursos gratuitos de curta duração. Estes cursos serão lançados progressivamente até finais de 2025, e a academia minhota propõe-se diplomar no âmbito deste projecto acerca de 1100 estudantes.
Um ponto roxo na Universidade do Minho chama a atenção para o projecto ‘UMinho Mais Digital - Competências para o Futuro’. A iniciativa inovadora foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, por Guilherme Pereira, pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projectos Especiais.
O projeto ‘UMinho Mais Digital’ conta com 1 milhão e 800 mil euros financiados pelo Investimento Impulso Mais Digital - Submedida ‘Reforço das Competências Digitais’, lançado pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) e integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal.
O objectivo passa por reforçar as competências digitais dos estudantes da academia de áreas não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), de todos os ciclos de estudo, disponibilizando um vasto leque de cursos de curta duração, gratuitos e concebidos para responder às exigências da nova era digital.
Guilherme Pereira acrescenta que “não se exclui a frequência destes cursos por alunos de áreas CTEAM, eles podem candidatar-se, temos vagas para eles também, contudo, não contabilizam para os indicadores de desempenho do projecto”, sublinhou.
Estes cursos são totalmente gratuitos e serão ainda atribuídas bolsas de mérito aos participantes que concluam as formações com sucesso. “Trata-se de uma excelente oportunidade para os nossos estudantes completarem a sua formação nestas áreas que são absolutamente fundamentais para a transição para o mercado de trabalho”, notou o pró-reitor.
A duração dos cursos pode variar entre um crédito ECTS e cinco créditos ECTS. “Um curso com um crédito ECTS deve corresponder a cerca de seis a nove horas de contacto. No máximo, com cinco ECTS falamos de cerca de 30 a 35 horas de contacto com os estudantes”, esclareceu.
“Estes são assim cursos muito curtos e muito focados, que serão leccionados em regime híbrido ou à distância, e que irão funcionar em horário pós-laboral”, completou.
Os cursos resultam do envolvimento de todas as 11 Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação e serão lançados progressivamente até finais de 2025. “Até ao momento já foram criados 113 cursos que estão prontos a arrancar, e no âmbito deste projecto a universidade propõe-se diplomar até final deste ano cerca de 1100 estudantes”, revelou Guilherme Pereira.
No dia de ontem abriram as candidaturas para os primeiros quatro cursos, nomeadamente: Análise de Clusters e Segmentação de Dados: Métodos e Aplicações em Gestão e Ciências Sociais; Análise Fatorial e Modelação de Regressão com SPSS: Aplicações em Gestão e Ciências Sociais; Bases de Dados Financeiros e Programação em STATA; Manipulação e Análise de Dados com Python e Pandas: Aplicações para Gestão, Economia e Ciências Sociais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho