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“Magia” do programa educativo “tem muito valor acrescentado”

As Nossas Escolas

2021-02-08 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado está a dar os primeiros passos no programa educativo Centurium. Crianças com necessidades educativas especiais serão as primeiras a experimentar.

Citação

António Jorge Rodrigues, professor de Educação Física e adjunto da directora do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, com sede na freguesia de Panóias, “caiu de pára-quedas” numa formação do programa educativo Centurium. Enfeitiçado pela “magia” do programa o professor quer agora “dar os primeiros passos” no agrupamento, começando com as crianças com necessidades educativas especiais a conhecer “o valor muito acrescentado em termos pedagógicos” deste programa.

“Entrei para a formação por acaso e percebi de imediato que o Centurium tem uma magia que ainda não entendi muito bem e estou a gostar muito”, confidenciou o professor.
António Jorge Rodrigues começou a fazer a formação em Janeiro passado e espera arrancar com o programa educativo já na próxima semana. “Vou entrar em contacto com alguns professores e como os alunos do ensino especial vão ter aulas presenciais, este programa será um contributo para esses alunos e também para os professores”, justificou o o também adjunto da direcção, reconhecendo “o valor muito acrescentado em termos pedagógicos por diferentes razões, sobretudo, para as disciplinas de História e de Matemática”.
O Centurium, defendeu o professor, “poderá ajudar e muito no ensino mais didáctico das matérias, bem como ser aproveitada a parte lúdica dos quatro jogos trabalhados no programa educativo, que é um argumento determinante neste processo”.

O objectivo é implementar o Centurium no agrupamento, sendo que a estratégia inicial passará por abordar os professores do ensino especial, estendendo-se depois o programa aos outros grupos.
“Para mim, esta experiência tem sido mágica e espero conseguirmos implementar o programa educativo no agrupamento a curto prazo”, apelou o professor, acreditando que o Centurium terá “um papel preponderante” agora que as aulas vão retomar à distância. “Poderá ser benéfico, porque os alunos podem aprender a jogar os jogos de tabuleiro e explorar nas diversas disciplinas tudo o que está envolvido nos próprios jogos”, constatou António Jorge Rodrigues, admitindo que o Centurium está a ser “uma boa surpresa”.
O professor acredita que o programa educativo terá também muitas vantagens ao ser introduzido no primeiro ciclo. “Vou tentar com o ensino à distância propor a possibilidade de introduzir os jogos já com os alunos. Não sabemos quanto tempo durará o ensino à distância e poderá ser uma alternativa e um recurso lúdico, sendo que permite aos alunos divertirem-se e aprenderem ao mesmo tempo”, referiu o professor, esperando conseguir participar no torneio que se realizará em Maio.

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