CDU visita CeNTI e destaca potencialidades da região de Braga e do País
2023-12-02 às 06h00
As luzes de Natal acenderam-se ontem em Barcelos perante um verdadeiro mar de gente. O momento veio mergulhar a cidade no espírito e na magia natalícios.
Está oficialmente aberta a época natalícia no concelho de Barcelos. O arranque do ciclo festivo surgiu, ao final da tarde de ontem, com a inauguração da iluminação nas ruas, praças e monumentos da cidade. O momen- to foi acompanhado por uma verdadeira multidão de barcelenses que se deixaram envolver pela magia do momento.
O relógio marcava 18.30 horas quando o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, pressionou o botão que veio encher de cor e luz as ruas da cidade. “Estamos a entrar na magia de Natal, onde o clima convida os barcelenses a virem à cidade, a visitarem o comércio local, a usufruírem da programação temática e a beberem deste clima de paz e alegria”, afirmou o autarca.
A programação de Natal é vasta e vai decorrer durante todo o mês de Dezembro. Cultura, recreio e lazer compõem a trilogia que se desdobra em mais de uma centena de eventos, e que uma vez mais extravasa a zona citadina e se estende a diversas freguesias do concelho. O investimento do município rondou no total cerca de 240 mil euros.
Novidade deste ano é o carrossel parisiense instalado no Largo da Porta Nova, uma atracção que vai fazer as delícias das crianças. Mário Constantino destacou o carácter solidário deste carrossel, cuja receita servirá para apoiar três associações: Associação De Pais E Amigos Centrada Na Inclusão (APACI), Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC), e o Grupo de Acção Social Cristã (GASC).
Mário Constantino salientou ainda a colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), “uma parceria importante que visa privilegiar o comércio local e tradicional”.
Os presépios criados pelos artesãos barcelenses estão mais uma vez em destaque nesta quadra, sendo que ontem foi inaugurada a exposição ‘Presépio a 7 Artes’, na Sala Gótica dos Paços do Concelho.
Para a vereadora Elisa Braga “esta é uma obra única, um presépio majestoso composto por mais de 130 peças, e que contou com a participação de 45 artesãos”.
Barcelos é Cidade Criativa da UNESCO e como tal promove “este património colossal” do concelho. “Recebemos aqui muitos barcelenses, mas também pessoas vindas de diferentes pontos do país que chegam para conhecer esta arte que nos enche de orgulho. Aqui está bem patente o trabalho e toda a dedicação dos nossos artesãos”, afirmou Elisa Braga.
Ainda na noite de ontem, a Orquestra Filarmónica de Braga protagonizou o concerto ‘A magia do Natal’ na Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário