Correio do Minho

Braga,

- +
‘Feira Gorda’ ajuda a manter tradições do Entrudo
Herman José uniu mais de 800 ex-alunos da UMinho

‘Feira Gorda’ ajuda a manter tradições do Entrudo

Aprovado projeto do Mercado Municipal de Esposende

‘Feira Gorda’ ajuda a manter tradições do Entrudo

Braga

2016-02-07 às 08h03

Miguel Viana Miguel Viana

ENCENAÇÕES ligadas ao Entrudo marcam animação da Feira Gorda até terça-feira, dia de Carnaval. Evento pretende também dinamizar a economia local.

Manter a tradição do Entrudo e a dinamização do comércio tradicional, são os principais objectivos da Feira Gorda, que ontem foi inaugurada, na Praça Conde de Agrolongo (Campo da Vinha) pelo vereador do pelouro do Ambiente e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga.

No certame estão presentes cerca de 40 expositores.
Altino Bessa frisou que “esta é uma das tradições que se tem vindo a perder resumindo-se apenas à comercialização e consumo de carne de porco naquele que era o último domingo antes do Carnaval, costume que dava inicio à Quaresma”.

O mesmo responsável autárquico lembrou ainda que “o domingo de Carnaval é característico pelas suas tradições religiosas, mas também gastronómicas, o que nos dias de hoje apenas ganha expressão nas zonais mais rurais. O que desejamos é preservar e dar continuidade a este tipo de identidade, e em especial reavivá-las no meio urbano.”

O presidente da Associação dos Artesãos do Minho, José Torres, salientou que a feira tem como finalidade “preservar aquilo que é nosso. Nós iremos sempre para a vertente do Entrudo. que é aquilo que é nosso, que é genuíno. Vamos recrear as tradições do Entrudo, queimar o ‘home’ (boneco de palha e panos) e fazer o Testamento do Entrudo”.
Associado às tradições, destacou José Torres, está também a vertente “comercial e económica porque os nossos associados são pequenas empresas que precisam de estar em actividade permanente e de comercializar aquilo que precisam.”
Composta por momentos de diversão como música tradicional, teatro, concurso de máscaras, gigantones, cabeçudos e, para os mais pequenos, insufláveis e pinturas faciais, a ‘Feira Gorda’ pretende envolver a população e fazer renascer tradições e costumes, típicos da Região Minho.
Para além dos eventos que compõem o programa do evento, a ‘Feira Gorda’ conta com uma exposição de produtos típicos e tradicionais alusivos à quadra, assim.

A realização de concursos ligados ao Carnaval e Entrudo é outro dos atractivos do evento.
Os primeiros 50 mascarados que se dirigirem ao recinto da feira na tarde do dia 9 (Terça-feira, dia de Carnaval), terão direito a prémios.

A feira pode ser visitada até ao dia 9 e dispõe também de um espaço destinado à alimentação e à actuação de grupos musicais.
A entrada é livre.

Deixa o teu comentário

Últimas Braga

15 Setembro 2019

Braga promove-se na Suíça

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.