Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Longos Vales levanta o pau no domingo
Vila Verde encheu-se para o cortejo das tradições

Longos Vales levanta o pau no domingo

Câmara de Cabeceiras de Basto aprova projecto de recuperação de forno comunitário da Uz

Alto Minho

2019-06-07 às 21h50

Redacção

Tradição secular que leva à freguesia de Monção cada vez mais curiosos.

A Freguesia de Longos Vales, no Concelho de Monção, volta a levantar o pau no próximo domingo.

Uma tradição secular que leva àquela freguesia cada vez mais curiosos. A “picardia”, entre quadras é cada vez maior, tentando cada quadra fazer a melhor festa possível a cada ano que passa.
O Levantamento do Pau é o primeiro momento da Festa em Honra do Padroeiro da freguesia, S. João Baptista.

Esta festa tem várias particularidades, tais como: a freguesia estar dividida em 5 quadras (conjunto de lugares). Cabe a cada quadra organizar toda a festa, e contribuir com a esmola na organização da festa, ou seja, as pessoas só contribuem de 5 em 5 anos para as festividades.

Quanto ao levantamento do pau, este ano com 30 metros, é um eucalipto pintado com várias cores. É levantado à força humana, com 4 cordas entrelaçadas. Em tempos apenas os homens da quadra puxavam a corda, porém, com o passar do tempo homens e mulheres puxam com afinco para levantar o pau que ficará em pé até 31/12/2019.

O cortejo tem arranque marcado para as 14h:30 minutos, na quinta de Santo Amaro, em direção ao mosteiro. Dele faz parte um conjunto de tratores, devidamente ornamentados com uma tradição agrícola da freguesia. Quando o cortejo chegar ao adro do mosteiro, começa o levantamento do pau. A tarde termina com a arrematação de ofertas.

As festas regressam de 20 a 24 de Junho com um programa diversificado e dividido entre o religioso e o profano, destacando a majestosa procissão, que decorrerá dia 24 de Junho pelas 17 horas.
Fica feito o convite, para no próximo domingo, viajar até Longos Vales, e assistir ao levantamento do maior pau dos últimos anos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.