Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Loja Social Rede + Colaborativa responde às necessidades das pessoas
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Loja Social Rede + Colaborativa responde às necessidades das pessoas

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Loja Social Rede + Colaborativa responde às necessidades das pessoas

Cávado

2021-03-06 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Novas instalações situadas no Parque Industrial de Palmeira de Faro foram inauguradas ontem pelo presidente da Câmara de Esposende. Espaço permite realizar acções de formação.

Citação

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, inaugurou ontem as novas instalações da Loja Social Rede + Colaborativa, instalada na zona industrial de Palmeira de Faro.
O espaço, de dois pisos, permite que as famílias possam trocar praticamente todo o tipo de bens, desde roupa e alimentação até mobiliário e electrodomésticos.“Estamos claramente um passo à frente na componente social, mas esta era a loja de que precisávamos”, disse o autarca de Esposende.

Benjamim Pereira destacou que há muita gente a entregar bens para doação e que o espaço está capacitado para responder às necessidades da população do concelho. “Temos aqui um boa possibilidade de ajudar as pessoas, de uma forma organizada e transparente. Aqui sabemos tudo o que entra e tudo o que sai. Sabemos como é que entrou e para quem foi o produto”, revelou o autarca de Esposende.
A reciclagem de produtos, o combate ao desperdício e a economia circular são outra das apostas da Loja Social Rede + Colaborativa. “Aqui temos a flexibilidade para gerir os produtos e para os entregar em tempo útil às pessoas ou às instituições de solidariedade social (IPSS).

Além do apoio material, a Loja Social permite apostar também na componente formativa. “Aqui as pessoas podem adquirir outro tipo de competências. Um dos saltos qualitativos deste espaço é permitir criar esses momentos, que podem ser, por exemplo, na costura ou na literacia digital para as pessoas mais velhas”, disse Benjamim Pereira.
O autarca lembrou que as pessoas que procuram a Loja Social podem ser depois encaminhadas para outras instituições, particulares ou públicas, onde podem ver correspondidos os seus direitos.

A coordenadora da Loja Social Rede + Colaborativa e do Serviço de Acção Social da Câmara Municipal de Esposende, Alzira Maciel, explicou que a loja “está aberta a todos os cidadãos, quer sejam provenientes de Esposende, quer sejam de outros concelhos. Qualquer cidadão se pode deslocar à loja, terá é que trazer outros bens para proceder à troca. Os bens que as pessoas trazem são avaliados de acordo com o estado de conservação. É atribuído um determinado número e esse número determina a quantidade de bens que as pessoas levam”.
A Loja Social Rede + Colaborativa atende uma média de 300 pessoas por mês.
Os trabalhos de reconversão do espaço custaram cerca de 133 mil euros ao município de Esposende.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho