Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Livro sobre guerra colonial em destaque
Dupla armada assaltou carrinha de valores

Livro sobre guerra colonial em destaque

Vieira do Minho conquista público estrangeiro na BTL

Braga

2011-11-13 às 06h00

Redacção

Pontes Oliveira lançou recentemente ‘Guerra Colonial - Memórias de um Combatente’. O livro foi editado pelo CALIDUM.

‘Guerra Colonial — Memórias de um Combatente’, editado pelo CALIDUM - Clube de Autores Minhoto/Galaicos, foi o livro que ontem esteve em destaque no Pingo Doce Braga Parque. O autor, Álvaro José Pontes Oliveira, marcou presença neste espaço cultural para uma sessão de autógrafos.

Autor de artigos de opinião publicados em jornais regionais, entre eles o ‘Correio do Minho’, e também em nacionais, Pontes Oliveira aproveitou o facto de se ter aposentado há três anos para fazer aquilo que mais gosta: ler e escrever.
O autor deixou passar quarenta anos antes de se aventurar a passar para o papel as memórias que tem da guerra colonial.

“Estive dois anos no Ultramar, sempre em Angola. Estive sempre no mato, na zona de guerra”, recorda o autor que em ‘Guerra Colonial - Memórias de um Combatente’ partilha com o leitor episódios das suas vivências em território tido na altura como inimigo.

O livro abre com a sua chegada a Angola e a primeira semana que lá passou. Foi a semana em que o seu contingente rendeu os colegas que lá estavam e esses foram dias que o marcaram para sempre.
“Este livro não tem pretensões de escrever a história, é apenas um relato pessoal, são as minhas memórias”, explica Pontes Oliveira, embora considere que este livro poderá ser importante para que as gerações vindouras fiquem a conhecer um pouco daquele que foi um dos períodos da nossa história.

O autor tem já outro livro na forja, mas prefere não avançar muito para já. Desvenda apenas que gosta de leituras polémicas e que a próxima publicação vai traduzir isso e “mete religião”.
Este foi mais um dos muitos autores que estão a promover as suas obras no espaço do Pingo Doce Braga Parque. Com o Natal a aproximar-se, um livro é sempre uma boa sugestão para presentear aqueles de quem se gosta.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.