Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Ligadas em rede, Academias Seniores de Famalicão com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde
Troféu das Legends fugiu ao SC Braga nos penáltis

Ligadas em rede, Academias Seniores de Famalicão com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde

Nas praias fluviais de Merelim São Paio e do Faial aprende-se a reciclar embalagens

Ligadas em rede, Academias Seniores de Famalicão com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde

Vale do Ave

2024-06-25 às 14h05

Redacção Redacção

Festa e confraternização anual sob o signo do crescimento e de reconhecimento .

Citação

As Academias Seniores de Famalicão juntaram-se na passada sexta-feira no terceiro piquenique anual das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão, um convívio realizado no Parque de Lazer de Gondifelos.

Este foi também o primeiro momento que juntou as 13 Academias Seniores já existentes no território e que integram a recém-constituída Rede de Academias Seniores de Famalicão, formalizada com o objetivo de juntar todos os polos constituídos nas diferentes freguesias, de forma a interligar todas as Academias Seniores do território.

“É um grande momento e uma enorme satisfação ver o sorriso estampado nos rostos destas pessoas” realçou o Presidente de Câmara Mário Passos, lembrando a importância deste trabalho dinamizado pelo Município, que de forma descentralizada tem promovido o programa, que procura a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, a promoção do envelhecimento ativo e o combate à exclusão e ao isolamento.

O Município, de forma a acompanhar o crescimento destes núcleos pelas freguesias, aprovou recentemente a constituição da Rede de Academias Seniores, que vai interligar todas elas. “É um programa, de um conjunto vasto de políticas transversais e abrangentes para este grupo etário, que fornecem condições para que se mantenham ativos e saudáveis tanto do ponto de vista físico, como psíquico, que se está a espalhar pelo território e a criação da rede vai servir para promover uma ação concertada e também criar laços entre todos, com partilha de iniciativas e de ações como esta que aqui realizamos” acrescentou o autarca.

Integram esta rede a Academia Sénior de Requião, Academia Sénior de Delães, Academia Sénior de Brufe, Academia Sénior de Carreira e Bente, a Academia Sénior de Gavião, a Academia Sénior de Gondifelos, a Academia Sénior de Joane, a Academia Sénior de Nine, a Academia Sénior de Oliveira Santa Maria, a Academia Sénior de Pedome, a Academia Sénior de Riba de Ave, a Academia Sénior TUSEFA e a Academia Sénior de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão foi recentemente reconhecido por levar a cabo políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, com a integração na Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.

Recorde-se ainda que estas boas práticas já haviam recebido no último ano a distinção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento, num reconhecimento pelas práticas sociais relacionadas com a promoção do envelhecimento ativo junto da comunidade, nomeadamente pela criação deste projeto das Academias Seniores no concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho