Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Líderes mundiais reúnem-se em Krynica para debater o futuro da Europa
Semana Municipal para a Igualdade e a Educação decorre até 25 de novembro

Líderes mundiais reúnem-se em Krynica para debater o futuro da Europa

Semana da Floresta sensibiliza crianças de Vila Verde

Alto Minho

2018-07-17 às 19h02

Redacção

Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, é uma das presenças portuguesas no Fórum Económico “Uma Europa de Valores Comuns ou Uma Europa de Interesses Comuns?”, a realizar nos primeiros dias de Setembro, na Polónia.

“Uma Europa de Valores Comuns ou Uma Europa de Interesses Comuns?”. Este será o tema em debate do Fórum Económico de Krynica, a maior conferência da Europa Central e Oriental, que se realizará nos próximos dias de setembro. De Portugal, marcará presença o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa; o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, Miguel Marques Athayde; e o deputado e presidente da Comissão parlamentar de Defesa Nacional, Marco António Costa.

São mais de 4 mil convidados, entre líderes políticos, económicos e sociais, oriundos de mais de 60 países da Europa, África, Ásia e América, e aproximadamente 500 jornalistas. Nos três dias de debate estarão mais de 200 painéis de discussão sobre as questões e os desafios mais importantes que a Europa tem de enfrentar nas próximas décadas.

Krynica é conhecida como o lugar onde as novas tendências em política e economia são dadas a conhecer. Uma vez por ano, esta cidade polaca torna-se a capital da economia e política na Europa Central e Oriental. Cada ano, o número de participantes têm aumentado substancialmente, tal é o interesse e a importância deste evento. Este ano, a organização estima a presença de 5 mil participantes oriundos de todo o mundo, desde os políticos mais importantes aos banqueiros, grandes empresários, representantes da cultura e da ciência. Todos querem saber o que espera a economia global no futuro próximo.
Em todas as edições são convidadas personalidades notáveis de todas as áreas da sociedade. Aliás, esta é uma marca do Fórum Económico em Krynica, por onde já passaram Vaclav Havel, Durão Barroso, Victor Orban, José Luis Zapatero ou Giorgio Napolitano.

Na edição 2018 do Fórum Económico em Krynica, de 4 a 6 de setembro, será debatido e apresentado uma nova ordem da economia e política globais. Perguntas sobre o futuro são apenas óbvias. O evento promete muito debate e discussão. Entre os oradores, estará o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que abordará a Política de Coesão da UE pós 2020 - A perspectiva das regiões. Paralelamente ao evento, decorrerá um vasto programa cultural com música clássica e literatura, incluindo reuniões com os vencedores do Prémio Nobel. No ano passado, por exemplo, o Fórum recebeu o vencedor do Eurovision Song Contest - Alexander Rybak e Svietlana Aleksievich - Prémio Nobel da Bielorrússia em literatura, cujos livros em russo foram traduzidos para outras 20 línguas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.