Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Le Italiane Caffè Bistró conduz-nos numa viagem pela gastronomia italiana
Festival Música d'Ponte em Braga

Le Italiane Caffè Bistró conduz-nos numa viagem pela gastronomia italiana

UMinho assegura mais de 1.5 milhões em projetos de mobilidade Erasmus+

Economia

2018-04-25 às 12h14

Redacção

Tapas e massas italianas trazem para a mesa os sabores das diferentes regiões de Itália. Da Sicília encontrámos o sabor agri-doce, à base de verduras. Da Calábria encontrámos tapas mais picantes. A Bruschetta com queijo e pimenta é disso exemplo. também.

Floriana Rotella e Mariantonietta Cofone são duas italianas que se apaixonaram por Braga há já vários anos, altura em que participaram num projecto de intercâmbio universitário. Regressaram à terra natal com Braga no coração e, mais tarde, optaram por fixar residência na cidade dos Arcebispos e abrir um projecto na área da restauração. Foi assim que nasceu o Le Italiane Cafeè Bistró, localizado na Praça Velha, freguesia da Sé. O objectivo é oferecer aos bracarenses ao sabores de Itália, conta-nos Mariantonnietta Cofone.
Todos os produtos utilizados na confecção dos diferentes pratos são de origem italiana, especialmente das zonas da Cecília e da Calábria, de onde são originárias as gerentes do espaço. Aqui incluiu-se também o vinho e os refrigerantes.

Tapas e massas típicas de Itália são as especialidades da casa.
Entre as tapas, destaque para as almôndegas de carne em molho agridoce, as famosas bruschettas que podem ser acompanhadas com tomate, queijo e pimenta; o queijo pecorino panado; a mozzarele com nata; um carpaccio de bresaola com rúcula e lasca de parmasão, assim como a degustação de queijos italianos e charcutaria.
No que diz respeito às massas destaque para a Spaghetti com tomate e manjericão; a Penne alla Puttanesca com molho de tomate, azeitonas pretas e alcaparras; os Raviolis com manteiga, sala e parmasão; o Gnocchi com pesto de manjericão ou com queijo gorgonzola e nozes; a Lasagne alla Bolognese clássicas, entre outras.

Curiosamente, aqui não há pizzas. Há já vários locais onde os interessados as podem encontrar, adianta Floriana Rotella.
As bebidas também são tipicamente italianas. Entre os vinhos tintos temos os Montepulciano dAbruzzo (Abruzzo), o Primititivo del Salento (Puglia), Cabernet (Veneto), entre muitos outros. As cervejas também são de origem italiana.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.