Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Lúcia Moniz homenageada na gala final do Ymotion
Endiabrado Henry marca quatro na goleada sobre o CD Mafra

Lúcia Moniz homenageada na gala final do Ymotion

Musealização das ruínas romanas das Carvalheiras cria parque urbano

Vale do Ave

2018-11-08 às 12h39

Redacção

Gala final do Ymotion decorre sábado e será marcada pela divulgação dos vencedores do festival e pela homenagem à actriz Lúcia Moniz.

Lúcia Moniz vai ser homenageada este fim-de-semana em Vila Nova de Famalicão. O tributo à actriz será um dos pontos altos da gala final do Ymotion, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão que se prepara para conhecer no sábado os vencedores da sua quarta edição.
A noite de encerramento do festival tem lugar marcado no grande auditório da Casa das Artes, a partir das 21.30 horas, com entrada livre sujeita à lotação da sala.

“Pensamos numa actriz internacional do cinema português, que faz também televisão e teatro. A Lúcia Moniz tem um percurso muito bonito no cinema e ficou no imaginário de muita gente, pelo filme ‘Love Actually’, mas também por muitos outros projectos que tem feito”, explica o comissário do festival, o crítico Rui Pedro Tendinha.
E acrescenta: “É alguém que temos que respeitar imenso pela sua persistência. Não estamos a homenagear alguém que está em final de carreira. Pelo contrário, esta é uma homenagem a alguém que está a trabalhar e que está no auge”.

Para além da homenagem, a gala final deste sábado ficará também marcada pela revelação dos vencedores da edição deste ano do Ymotion, com especial enfoque no vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida, atribuído à melhor curta-metragem.
No total, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão, organizado pela Câmara Municipal, conta este ano com 51 curtas a concurso — depois de ter recebido mais de uma centena de candidaturas — que vão estar agora sujeitas à avaliação final do júri, composto pelo argumentista Tiago R. Santos, os jornalistas Maria João Rosa e Tiago Fernando Alves, a actriz Teresa Tavares e o realizador Fernando Vendrell.

Enquanto a gala final do Ymotion não chega, o público vai poder apreciar os trabalhos dos jovens realizadores nacionais, numa mostra que arrancou no sábado e que decorre até hoje, na Casa da Juventude de Famalicão, e ao longo da qual decorrerão as votações para uma das sete categorias — ‘Prémio do Público’.
O Ymotion vai ainda contar com uma mostra sobre ‘O Novíssimo Cinema Português’, com uma selecção de filmes de Rui Pedro Tendinha.

Será amanhã, a partir das 14.30 horas, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide São Miguel, com a exibição dos filmes ‘Tudo o que imagino’ de Leonor Noivo, ‘Maria do Mar’, de João Rosas, e ‘Altas Cidades de Ossadas’ de João Salaviza e com as presenças das actrizes Leonor Seixas e Joana de Verona.  
Ainda sobre o programa do Ymotion, destaque para a antestreia do filme ‘Imagens Proibidas’ de Hugo Costa, com Elmano Sancho, Diana Costa e Rita Redshoes, no sábado, dia 10, pelas 17 horas, no Pequeno Auditório da Casa das Artes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.