Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Lar ‘A Minha Casa’ é projecto que “nos deixa orgulhosos”
Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Lar ‘A Minha Casa’ é projecto que “nos deixa orgulhosos”

PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

Lar ‘A Minha Casa’  é projecto que “nos deixa orgulhosos”

Alto Minho

2021-04-29 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Estrutura conta com 15 utentes mas tem capacidade para acolher 17 pessoas. Remodelação da antiga escola de Moreira do Lima custou cerca de 194.600 euros.

Citação

“Este é um trabalho e um projecto que nos deixa muito orgulhosos”. As palavras foram proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, na inauguração do Lar Residencial ‘A Minha Casa’, na freguesia de Moreira de Lima.
O lar, propriedade da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) ocupa a antiga escola primária da freguesia. As obras de remodelação do edifício custaram 194.600 euros, tendo o município de Ponte de Lima apoiado com 27 mil euros. O lar, que já está em funcionamento há cerca de um ano, tem capacidade para 17 utentes.
Num discurso dominado pela emoção, Victor Mendes considerou que o novo lar é essencial para o bem estar das populações. “Estamos a construir um projecto para um conjunto de cidadãos que queremos que tenham qualidade de vida. Rentabilizamos patrimínio municipal a favor de uma área importante como é o desenvolvimento social”, explicou o autarca limiano. Victor Mendes acrescentou que é responsabilidade dos decisores políticos “construir um futuro melhor” para os cidadãos.
O presidente da direcção da APPACDM de Viana do Castelo, Luís Costa, destacou que o lar é uma estrutura “há muito necessária no concelho” e que o mesmo foi construído para dar a noção de que os utentes estão no seu ambiente familiar.
Luís Costa explicou que a APPACDM tem 11 lares no Alto Minho, mas fazem falta outros equipamentos, tais como lares residênciais, e Centros de Actividades e Capacitação para a inclusão (CACIs - ex-CAO).
“Aguardamos a decisão sobre as candidaturas ao Programa PARES para ampliação de lares e CACIS. É necessário investir nestes equipamentos”, disse o presidente da APPACDM de Viana do Castelo, lembrando que a instituição possui no Alto Minho, 13 CACIs, com mais de 300 lugares e só dispõe de seis vagas.
Também o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima espera que as candidaturas aprovadas pela APPACDM /Viana do Castelo sejam aprovadas. “Esperemos que no âmbito das candidaturas ao PARES e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). onde a componente social é uma área fundamental, possamos continuar a investir na qualidade de vida destes nossos concidadãos”, disse Victor Mendes.
A secretária de Estado da Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, explicou que as candidaturas que não forem contempladas no programa PARES, serão contempladas no PRR. “Estamos a analisar as candidaturas ao programa PARES para a construção ou reconversão de respostas sociais, sejam elas lares residênciais, residências autónomas ou Centros de Actividades e Capacitação para a Inclusão. As primeiras notificações da decisão devem acontecer no mês de Maio. Aquelas que não forem financiadas no âmbito do PARES terão uma oportunidade de financiamento no âmbito do PRR, que esperamos ver aprovado em Junho ou Julho”, considerou a governante. Ana Sofia Antunes desafiou as entidades públicas e privadas a definirem os investimentos necessários de acordo com as reais necessidades das populações. A inauguração incluiu a actuação da Companhia de Artes Performativas da APPACDM de Ponte de Lima.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho