Alteração ao PDM de Esposende para incorporar normas da Orla Costeira em consulta pública
2025-06-16 às 06h00
Lamas celebrou o Santo António nos últimos três dias, com um programa de excelência, marcado por eventos religiosos e um vasto cartaz musical. Para muitos, esta foi uma das melhores edições de sempre de umas festas que já são referência na região.
Este fim-de-semana todos os caminhos iam dar à Capela de Santo António, um dos ex-líbris patrimoniais da freguesia de Lamas. Este templo, que remonta a 1679, foi o epicentro das festas dedicadas ao santo popular, festividade que, mais uma vez, provou que Lamas sabe preservar as suas raízes e celebrar as suas tradições.
As Festas em Honra de Santo António foram vividas intensamente não só pela população local, mas também por inúmeros visitantes vindos de diversos pontos do país, muitos deles atraídos pela fama destas festividades que apresentam sempre uma das melhores e maiores sessões de fogo-de-artifício.
Há quem diga que este ano se assistiu a uma das melhores sessões de fogo-de-artifício de sempre. Certo é que foi uma das mais emotivas, pois tanto as entidades que organizaram as festas como a empresa que concretizou a sessão de fogo-de- -artifício lembraram José Estêvão Ribeiro, da Estêvão Castelo, que faleceu há duas semanas. A estrondosa sessão de fogo-de-artifício foi, assim, também uma homenagem ao homem que não escondia o orgulho por ter sob a sua responsabilidade a concretização deste espectáculo que tem fama em Lamas.
Além do fogo-de-artifício, esta festa distinguiu-se igualmente por apostar num cartaz musical pensado para agradar a todos os públicos, como nos contou Ana Oliveira, em representação dos 16 elementos que integraram a Comissão de Festas de Santo António de Lamas.
Na sexta-feira, actuou um nome muito conhecido da música popular: Liliana Oliveira com Coração Minhoto. No sábado a LMC Band proporcionou um grande arraial e ontem a festa terminou com a actuação dos Remember, um tributo à música dos anos 80 e 90.
Ana Oliveira mostrou-se muito satisfeita com o feedback positivo da população de Lamas e dos visitantes. “Somos 16 elementos na Comissão de Festas, sendo que a maioria já vêm do ano passado, como eu. Isso garantiu-nos experiência. A entrada de novos elementos também foi proveitosa, porque é sempre bom termos novas ideias”, contou a jovem.
A festa decorreu durante três dias, mas para os membros da Comissão representou um ano de trabalho, pois além de organizar tudo para a festa, também foram dinamizadas várias iniciativas de angariação de fundos, como jantares e a festa da cerveja.
Ana Oliveira assume que é um orgulho contribuir para manter viva uma tradição com dezenas de anos, que é demonstrativa do espírito comunitário que ainda une a população de Lamas. É esse amor à terra e às suas tradições que garante a continuidade destas festas, com Ana a revelar que “já houve pessoas a demonstrarem disponibilidade para assumir a próxima Comissão de Festas, o que é muito positivo e deixa todos felizes”.
De realçar que Comissão de Festas deste ano é constituída sobretudo por jovens, o que demonstra que também a juventude valoriza a identidade colectiva desta população.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário