Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Juntas de freguesia de Braga receberam mais de 45 milhões de euros
Abel: "Um grande guerreiro tem de ter cicatrizes"

Juntas de freguesia de Braga receberam mais de 45 milhões de euros

S. Paio d’Arcos serviu Leitão em Brito para a primeira vitória

Braga

2018-07-18 às 07h58

Redacção

Desde 2014, o executivo liderado por Ricardo Rio já transferiu mais de 45 milhões de euros para as juntas de freguesia. Encontros com todos os presidentes de junta realizam-se semestralmente.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e os vereadores do executivo municipal estiveram reunidos com os presidentes de junta do concelho numa sessão de trabalho que tem sido realizada com cadência semestral. Estes encontros visam o estreitar de laços entre os dirigentes de cada junta de freguesia e o executivo municipal, fortalecendo as dinâmicas a desenvolver na acção diária para alavancar o progresso do território.
Nesta sessão, em que imperou a articulação conjunta para o desenvolvimento sustentável do concelho, estiveram em discussão assuntos como o reforço da articulação do município com as juntas de freguesia, a descentralização de reuniões dos órgãos autárquicos, a reformulação dos contratos interadministrativos no âmbito das refeições escolares, a revisão dos acordos de execução de delegação de competências e de financiamento às freguesias, a verificação dos limites das freguesia e a preparação do próximo plano de investimentos e orçamento municipal. Foram ainda abordados assuntos relacionados com os Transportes Urbanos de Braga e com a Agere, nomeadamente a implementação do novo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos.

Ricardo Rio manifestou satisfação por mais um encontro. “O trabalho próximo e articulado com todas as juntas, sem qualquer tipo de distinção, permite descentralizar iniciativas e atribuir o respectivo envelope financeiro para proporcionar condições para uma resolução mais célere e económica dos problemas que vão surgindo, como obras necessárias a realizar ou a dinamização de iniciativas sociais, culturais, educacionais e desportivas que elevam todas as freguesias”, referiu.
No que concerne à reformulação dos contratos interadministrativos no âmbito das refeições escolares, a grande novidade será a inclusão dos agrupamentos escolares como parte integrante dos mesmos, sobre a verificação dos limites das freguesias.

Ricardo Rio anunciou a constituição de um grupo de trabalho interno, constituído por elementos de vários departamentos municipais, que em conjunto com as juntas analisarão as várias situações onde têm surgido problemas e interagirão com os responsáveis da Carta Administra- tiva Oficial de Portugal e dos CTT, entre outras entidades. A revisão dos acordos de execução de delegação de competências contempla uma actualização e correcção de áreas e volumes a intervir e uma actualização dos valores a transferir no orçamento para 2019 e seguintes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.