Propostas do Orçamento Participativo de Barcelos em votação de 15 de abril a 5 de maio
2021-04-05 às 11h30
Projecto ‘Hortas de Gualtar’ entra na segunda fase. Depois da Bela Vista, novos talhões vai estar disponíveis no lugar de Novaínho.
A Junta de Freguesia de Gualtar vai alargar a sua oferta de hortas comunitárias urbanas com a utilização de um terreno no lugar de Novaínho ou Estrada. Hoje, a vereação da Câmara Municipal de Braga vota a cedência daquele terreno para a instalação de novas hortas comunitárias, opção que o presidente da Junta de Freguesia, João Paulo Vieira, justifica “com o sucesso das existentes e com a grande procura por mais talhões”.
Desde o ano passado, em terreno situado no lugar da Bela Vista, também cedido pelo Município, foram atribuídos 42 talhões para cultivo a residentes na freguesia.
Estas primeiras ‘Hortas de Gualtar’ beneficiaram de um financimento de 25 mil euros do Fundo Ambiental.
O segundo terreno que a Câmara Municipal se prepara para ceder, a título gratuito, à Junta de Freguesia de Gualtar, foi integrado no domínio público para a instalação de equipamento, no âmbito de um processo de loteamento.
A cedência à autarquia gualtarense é assumida com o interesse público que decorre da disponibilização de terrenos para hortas urbanas, estruturas que promovem a agricultura de subsistência e actividades de lazer à população, assegurando, ao mesmo tempo, a limpeza e a utilização produtiva de terrenos.
O vereador do Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, vê no funcionamento das hortas urbanas contributos para o restabelecimento da biodiversidade, o combate às alterações climáticas e a criação de hábitos de consumo mais saudáveis.
No concelho de Braga, as hortas comunitárias urbanas ocupam actualmente uma área de 30 mil m2 de área cultiva- da por cerca de 4 500 utilizadores.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário