Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Junta de Gualtar avança com mais hortas urbanas
Município de Famalicão promove webinnar sobre utilização do novo balcão de atendimento digital

Junta de Gualtar avança com mais hortas urbanas

Propostas do Orçamento Participativo de Barcelos em votação de 15 de abril a 5 de maio

Junta de Gualtar avança com mais hortas urbanas

Braga

2021-04-05 às 11h30

José Paulo Silva José Paulo Silva

Projecto ‘Hortas de Gualtar’ entra na segunda fase. Depois da Bela Vista, novos talhões vai estar disponíveis no lugar de Novaínho.

A Junta de Freguesia de Gualtar vai alargar a sua oferta de hortas comunitárias urbanas com a utilização de um terreno no lugar de Novaínho ou Estrada. Hoje, a vereação da Câmara Municipal de Braga vota a cedência daquele terreno para a instalação de novas hortas comunitárias, opção que o presidente da Junta de Freguesia, João Paulo Vieira, justifica “com o sucesso das existentes e com a grande procura por mais talhões”.
Desde o ano passado, em terreno situado no lugar da Bela Vista, também cedido pelo Município, foram atribuídos 42 talhões para cultivo a residentes na freguesia.
Estas primeiras ‘Hortas de Gualtar’ beneficiaram de um financimento de 25 mil euros do Fundo Ambiental.

O segundo terreno que a Câmara Municipal se prepara para ceder, a título gratuito, à Junta de Freguesia de Gualtar, foi integrado no domínio público para a instalação de equipamento, no âmbito de um processo de loteamento.
A cedência à autarquia gualtarense é assumida com o interesse público que decorre da disponibilização de terrenos para hortas urbanas, estruturas que promovem a agricultura de subsistência e actividades de lazer à população, assegurando, ao mesmo tempo, a limpeza e a utilização produtiva de terrenos.
O vereador do Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, vê no funcionamento das hortas urbanas contributos para o restabelecimento da biodiversidade, o combate às alterações climáticas e a criação de hábitos de consumo mais saudáveis.
No concelho de Braga, as hortas comunitárias urbanas ocupam actualmente uma área de 30 mil m2 de área cultiva- da por cerca de 4 500 utilizadores.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho