Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Jovens podem ser novamente 'Astronautas por um Dia' em voo de gravidade zero
Junta mobiliza mais de cem mulheres em convívio

Jovens podem ser novamente 'Astronautas por um Dia' em voo de gravidade zero

Xavier Ferreira & Filhos S.A. celebrou 50.º aniversário

Jovens podem ser novamente 'Astronautas por um Dia' em voo de gravidade zero

Nacional

2023-01-29 às 22h14

Redacção Redacção

O programa que permite a dezenas de jovens serem “astronautas por um dia”, entrando a bordo de um voo de gravidade zero, volta a realizar-se este ano, sendo a nova edição lançada na segunda-feira.

Citação

O lançamento da 2ª edição iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia” vai realizar-se na Escola Secundária Diogo Gouveia, em Beja, e conta com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Elvira Fortunato.

A Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) retoma a iniciativa, iniciada no ano passado, que permite a dezenas de jovens entrarem a bordo de um voo de gravidade zero e experimentarem o que sentem os astronautas.

Na primeira edição, candidataram-se quase 500 jovens, tendo sido selecionados apenas 30.

“Este ano a Portugal Space prevê um aumento no número de estudantes interessados em participar num programa de enorme relevância”, acrescenta em comunicado o MCTES.

Em setembro do ano passado, 30 jovens experimentaram a sensação de gravidade zero num voo parabólico, o primeiro realizado em Portugal, a bordo de um avião com partida da Base Aérea de Beja.

A iniciativa da agência espacial portuguesa juntou estudantes entre os 14 e os 18 anos selecionados após várias provas eliminatórias.

No ano passado, o voo fretado pela Portugal Space foi feito por um avião Airbus A310, que simulou a ausência de gravidade que existe no espaço a partir de manobras de ascensão e queda-livre (parábolas) executadas pela aeronave que permitem aos passageiros flutuar no seu interior em ciclos de cerca de 20 a 25 segundos.

Os voos parabólicos (a par dos treinos debaixo de água) são praticamente o único meio na Terra capaz de reproduzir o efeito da ausência de gravidade ou microgravidade com pessoas. O que permite gerar no ar este efeito são, precisamente, as parábolas que o avião descreve.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho