Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Jovens convidados a participar na construção da Europa
Executivo iniciou Roteiro pelas Empresas e Comércio  

Jovens convidados a participar na construção da Europa

Natas de vinho do Porto é a iguaria inovadora servida na Pastelaria Soares

Ensino

2017-05-04 às 08h05

Paula Maia

SEMANA DA JUVENTUDE conta com a realização de várias acções em Braga promovida pelos vários parceiros da Agência Nacional Portuguesa Erasmus +. Programa passou ontem pela escola D.Maria II.

O Erasmus Student Network Minho promoveu ontem uma acção de sensibilização para 25 alunos da Escola Secundária D. Maria II sobre as oportunidades que o programa Erasmus+ tem para oferecer aos jovens.
A iniciativa, programada pela Agência Nacional Portuguesa Erasmus +, está inserida na Semana Europeia da Juventude, que decorre até domingo e integra uma panóplia de actividades que estão a ser desenvolvidos de Norte a Sul do país através das dezenas de parceiros que estão a organizar diversas acções e eventos.
‘O teu projecto, a tua Europa: Constrói, Vive, Participa’ é o tema deste evento que a cada dois anos agrega os 33 países envolvidos na execução do programa Erasmus + em actividades dirigidas aos jovens, promovendo os valores europeus.
A Semana Europeia da Juventude é um evento da Comissão Europeia, celebrada na primeira semana de Maio de 2017 com eventos centralizados em Bruxelas, e programas nacionais de comemorações nos países da União Europeia.
“Esta é uma oportunidade de uma vida, dando a possibilidade aos jovens de alargar os seus horizontes, conhecer outras realidades e trabalhar em vários temáticas e projectos”, referiu Miguel Barros, coordenador do Departamento de Programas de Mobilidade da Erasmus Student Network Minho.
A Semana Europeia da Juventude decorre simultaneamente em 33 países. Portugal integra 220 actividades - muitas das quais no distrito de Braga - envolvendo 25 mil participantes.
A Erasmus Student Network Minho enviou, em 2016, cerca de uma centena de jovens para programas de intercâmbio.
Também no âmbito do programa Juventude em Acção Erasmus+ foram muitos os jovens bracarenses, no âmbito da educação e formação, a aproveitarem este programa de mobilidade no sentido de contactarem com outras realidades, trabalhando várias temáticas.
Miguel Barros não tem dúvidas de que os jovens portugueses são dos que estão “mais bem preparados para estes intercâmbios”.
Pedro Couto Soares, director da Agência Erasmus + Juventude em Acção, a Semana Europeia da Juventude “foi desenhada para ser um momento ímpar para a participação dos jovens na construção do seu futuro e da sua Europa. São mais de 200, durante uma semana, em todos os distritos do país. É um recorde de iniciativas e eventos a nível europeu que só é possível graças a uma rede extraordinária de parceiros que dinamizam actividades para os jovens um pouco por todo o território nacional”, diz o responsável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.