Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Jovens alunos discutem futuro sustentável
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Jovens alunos discutem futuro sustentável

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Jovens alunos discutem futuro sustentável

Vale do Ave

2023-01-27 às 08h00

Redacção Redacção

No Laboratório da Paisagem, decorreu uma uma sessão participava onde jovens vimaranenses partilharam anseios e propostas para o futuro sustentável de Guimarães.

Citação

Alunos do 2.º e 3.º ciclo de várias escolas vimaranenses foram convidados para uma sessão participava, que procurou estimular a apresentação de compromissos para o futuro sustentável de Guimarães, no Laboratório da Paisagem. O momento contou com a vereadora da Educação e responsável pela candidatura da cidade a Capital Verde Europeia, Adelina Pinto, bem como com Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, e Carlos Ribeiro, director executivo do Laboratório da Paisagem.
Com o apoio da equipa de educação ambiental do Laboratório da Paisagem, o momento deu a oportunidade a jovens vimaranenses de relatarem os seus anseios e as propostas que gostariam de ver concretizadas, até 2030, no concelho. Entre as principais preocupações estão as questões da mobilidade, resíduos, economia criativa, natureza e biodiversidade.
A partir destes momentos de debate, os jovens sugeriram que sejam criados mais incentivos para a aquisição de veículos de mobilidade suave, assim como a aposta num contínuo reforço na oferta de transportes públicos, avançando, também, com a ideia de criação de um dia por mês sem carros, no centro da cidade. Já no sector dos resíduos, os alunos deixaram o pedido para a colocação de mais contentores no concelho, sugerindo também a realização de compostagem obrigatória nas escolas.
No que diz respeito à biodiversidade, os alunos apontam para a criação de mais florestas urbanas e mais plantações. Como ideia ficou também a criação de concursos que possam premiar os que mais reciclam. Destaque-se, ainda, a preocupação dos mais jovens com a eficiência energética dos edifícios públicos e a despoluição dos rios.
Na abertura da sessão, Adelina Pinto, enalteceu que “esta é uma oportunidade para os jovens fazerem ouvir a sua voz, contribuindo com ideias para a construção de um mundo melhor. O envolvimento de todos neste caminho da sustentabilidade ambiental é fundamental e decisivo. Acreditamos que estão na idade de fazer coisas diferentes, de acreditar e pensar fora da caixa”, destacou.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho