A Tradição Secular Voltou a Reunir Portugueses e Galegos nas Margens do rio Minho
2021-12-11 às 06h00
Alunos do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante debateram o impacto das notícias falsas na sociedade. O encontro integra o Parlamento dos Jovens.
‘O Impacto da Desinformação na Democracia’ foi o tema do encontro que ontem juntou estudantes, jornalistas e investigadores da área da comunicação, na Escola Secundária Carlos Amarante.
O encontro realizou-se no âmbito do Parlamento dos Jovens e contou com as presença de Pedro Moura, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho (UMinho); Eduardo Jorge Madureira, um dos autores do referencial de educação para os media; Sandra Freitas, jornalista do Jornal de Notícias e Pedro Viei-ra da Silva, jornalista do Diário do Minho. O objectivo foi o de consciêncializar os mais novos para os perigos da desinformação e das notícias falsas (‘fake news’).
“A ideia deste projecto do Parlamento dos Jovens é, sem dúvida envolver os alunos e fazê-los crescer em termos de cidadania e de participação e conhecerem o funcionamento de uma democracia directa, o mais próximo possível da realidade”, disse Francisco Marinho, professor do Grupo 400 do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante (AECA)
Os convidados foram unânimes em desafiar os alunos a procurarem as fontes fidignas das notícias, particularmente das que são veículadas pelas redes sociais.
Pedro Moura , investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho, destacou que “a abundância de informação, muitas vezes reflecte-se na desinformação” pelo que desafiou os jovens a usarem o sentido crítico e a desenvolverem “o gosto pela participação cívica”.
Eduardo Jorge Madureira aconselhou os jovens “a ter cuidado com a informação que se consome” e que devem “colocar sempre três questões: porque é que nós nos informamos? Que tipo de informação necessitamos? E onde e como nos deveremos informar?”. O autor do referencial de educação para os média entende que “em última instância há um prejuízo muito grave para a democracia, que é criar um problema generalizado de falta de confiança.”
O jornalista Pedro Vieira da Silva defendeu que as ‘fake news’ são um dos principais desafios dos jornalistas e aconselhou os jovens a “checar as informações. As redes sociais são uma fonte de partilha de informações falsas e cabe a cada um de nós fazer essa selecção.” Uma ideia partilhada pela jornalista Sandra Freitas. “O importante é que os jovens comecem a parar para pensar. Quando vêm alguma informação, vejam quem é o autor, se é uma montagem. O importante é começar a reflectir sobre aquilo que estão a ler.”
Na sessão de boas vindas, a directora do AECA, Hortense Santos, revelou que o tema do encontro é uma “preparação para o Parlamento dos Jovens e que junta jovens que têm interesse em envolverem-se com os temas da cidadania. Estamos a preparar cidadãos activos e interessados no futuro.”
O Parlamento dos Jovens no AECA prossegue no dia 13, com o deputado Firmino Marques a falar do impacto da desinformação na democracia e o combate à desinformação.
24 Fevereiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário