Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Jovem investigadora Cabeceirense apresentou livro ‘Big Data na Investigação Criminal’ na Casa do Tempo
Estudantes exigem apoios para o Ensino Superior

Jovem investigadora Cabeceirense apresentou livro ‘Big Data na Investigação Criminal’ na Casa do Tempo

Biblioteca cada vez mais comprometida em não deixar ninguém para trás

Jovem investigadora Cabeceirense apresentou livro ‘Big Data na Investigação Criminal’ na Casa do Tempo

Vale do Ave

2020-10-27 às 13h13

Redacção Redacção

A abertura deste lançamento de livro ficou marcada por uma apresentação do CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, grupo do qual faz também parte Laura Neiva.


Uma sessão emotiva que deu a conhecer o percurso profissional e pessoal da jovem autora e investigadora Cabeceirense, Laura Neiva, marcou a apresentação do seu primeiro livro ‘Big Data na Investigação Criminal – Desafios e Expectativas na União Europeia’. A apresentação pública da obra decorreu no passado sábado, dia 24 de outubro, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, e teve o apoio da Câmara Municipal.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, da vereadora da Cultura, Carla Lousada, do presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, de familiares, amigos e outros convidados da autora. As sociólogas Sheila Kan e Marta Martins da Universidade do Minho foram as oradoras convidadas.

A abertura deste lançamento de livro ficou marcada por uma apresentação do CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, grupo do qual faz também parte Laura Neiva.

Com 25 anos de idade, Laura Neiva, natural de Cabeceiras de Basto, é licenciada em Criminologia, pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2017) e mestre em Crime, Diferença e Desigualdade, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2019); é investigadora júnior no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e integra, desde julho de 2018, o Projeto ‘Exchange’ - Forensic Geneticists and the Transnational Exchange of DNA data in the EU: Engaging Science with Social Control, Citizenship and Democracy, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação.

Coube à jovem autora apresentar a sua obra que “pretende contribuir para o debate contemporâneo que se tem aprofundado em torno dos grandes dados – o Big Data – e dos seus potenciais benefícios e riscos para fins de investigação criminal”. De destacar que “a inexistência de outro trabalho de investigação equiparável a este converte esta obra numa contribuição única nacional e europeia para uma (melhor) compreensão do fenómeno Big Data, enquanto realidade social contemporânea e enquanto potencial técnica de investigação, prevenção e repressão da criminalidade organizada e transfronteiriça”, lê-se na introdução.

As sociólogas Sheila Kan e Marta Martins da Universidade do Minho, também elas investigadoras do Projeto ‘Exchange’, enalteceram as qualidades profissionais e pessoais da jovem Cabeceirense, destacando “o trabalho, a robustez, a persistência e a mestria” de Laura Neiva, plasmados nesta sua primeira publicação “pioneira e inovadora”.

A finalizar a sessão, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, manifestou a sua satisfação pelo convite que a autora lhe dirigiu para estar presente neste evento, mostrando-se orgulhoso, quer pela obra agora lançada, quer pelo percurso académico e profissional desta jovem Cabeceirense e, ainda, pelo facto de ter escolhido a sua terra Natal para o lançamento do livro. Francisco Alves incentivou Laura Neiva a dar continuidade ao seu percurso, ainda jovem mas já tão notável, na área da investigação, desafiando-a a continuar a afirmar as suas origens e a sua terra - Cabeceiras de Basto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho